Governo de AL lança programa Alagoas Conectada e investe em tecnologia para escolas
Evento Saeb na Rede vai sediar a apresentação da iniciativa, que prevê 33 mil notebooks e nova rede Wi-Fi

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai lançar, nesta terça-feira (07),o “Alagoas Conectada”. O lançamento ocorrerá às 9h30, na sala Ipioca do Centro de Convenções, durante o evento "Saeb na Rede". O objetivo do programa é promover a equidade digital, a justiça curricular, qualificando os ambientes escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e acelerando o avanço na aprendizagem.
O "Saeb na Rede" é uma ação estratégica da Seduc para mobilizar gerentes regionais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos para uma escuta ativa, apreciação e a orientação voltadas para o Saeb 2025, acolhendo as fragilidades da rede e alinhando as questões essenciais para que o estado alcance um resultado inédito na avaliação.
O compromisso com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é vital, pois ela é o principal termômetro da qualidade da educação e o balizador das políticas públicas. Alagoas demonstrou potencial em 2023, sendo o segundo estado com o maior avanço no Saeb, subindo a nota de 4,05 (em 2021) para 4,21 e escalando três posições no ranking nacional, atingindo o 20º lugar. O "Saeb na Rede" é o esforço pedagógico para consolidar esse crescimento, garantindo que o investimento em tecnologia se traduza diretamente na melhoria da aprendizagem.
DETALHES E PILARES DO PROGRAMA
O programa "Alagoas Conectada" se fundamenta em pilares que visam modernizar a sala de aula. Para isso, foram adquiridos cerca de 33 mil laptops, com previsão de chegar a 40 mil, que funcionarão como Laboratórios Móveis “Mão na Massa” graças aos 890 carrinhos de recarga. Essa estrutura garante flexibilidade e permite que todos os alunos desenvolvam habilidades tecnológicas essenciais.
Além da tecnologia física, um diagnóstico anterior apontou que ao menos 70% da rede estadual estava fora dos parâmetros de velocidade recomendados pelo MEC. A contratação de uma empresa especializada vai reverter esse quadro, garantindo internet e Wi-Fi de alta velocidade e qualidade em todas as escolas. Para que a utilização dos novos recursos seja eficaz, a Seduc já está realizando a formação de cerca de 3 mil professores por meio da plataforma Collabflix, em parceria com a Google, além de preparar técnicos regionais para uma grande rodada de formação.
Últimas notícias

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió

Motociclista fica ferido após acidente com carro em Santana do Ipanema

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

STF marca para novembro julgamento contra núcleo 3 da trama golpista

Hemoal promove coleta externa de sangue no Itec nesta terça-feira (7)
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
