Governo de AL lança programa Alagoas Conectada e investe em tecnologia para escolas
Evento Saeb na Rede vai sediar a apresentação da iniciativa, que prevê 33 mil notebooks e nova rede Wi-Fi
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai lançar, nesta terça-feira (07),o “Alagoas Conectada”. O lançamento ocorrerá às 9h30, na sala Ipioca do Centro de Convenções, durante o evento "Saeb na Rede". O objetivo do programa é promover a equidade digital, a justiça curricular, qualificando os ambientes escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e acelerando o avanço na aprendizagem.
O "Saeb na Rede" é uma ação estratégica da Seduc para mobilizar gerentes regionais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos para uma escuta ativa, apreciação e a orientação voltadas para o Saeb 2025, acolhendo as fragilidades da rede e alinhando as questões essenciais para que o estado alcance um resultado inédito na avaliação.
O compromisso com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é vital, pois ela é o principal termômetro da qualidade da educação e o balizador das políticas públicas. Alagoas demonstrou potencial em 2023, sendo o segundo estado com o maior avanço no Saeb, subindo a nota de 4,05 (em 2021) para 4,21 e escalando três posições no ranking nacional, atingindo o 20º lugar. O "Saeb na Rede" é o esforço pedagógico para consolidar esse crescimento, garantindo que o investimento em tecnologia se traduza diretamente na melhoria da aprendizagem.
DETALHES E PILARES DO PROGRAMA
O programa "Alagoas Conectada" se fundamenta em pilares que visam modernizar a sala de aula. Para isso, foram adquiridos cerca de 33 mil laptops, com previsão de chegar a 40 mil, que funcionarão como Laboratórios Móveis “Mão na Massa” graças aos 890 carrinhos de recarga. Essa estrutura garante flexibilidade e permite que todos os alunos desenvolvam habilidades tecnológicas essenciais.
Além da tecnologia física, um diagnóstico anterior apontou que ao menos 70% da rede estadual estava fora dos parâmetros de velocidade recomendados pelo MEC. A contratação de uma empresa especializada vai reverter esse quadro, garantindo internet e Wi-Fi de alta velocidade e qualidade em todas as escolas. Para que a utilização dos novos recursos seja eficaz, a Seduc já está realizando a formação de cerca de 3 mil professores por meio da plataforma Collabflix, em parceria com a Google, além de preparar técnicos regionais para uma grande rodada de formação.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
