Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol
Paciente está internada em um hospital particular da capital
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta quarta-feira (8), que foi notificada sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol em Alagoas. A ocorrência está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas.
De acordo com a pasta, a paciente é uma mulher de 43 anos, moradora de Maceió, que está internada em um hospital particular da capital. Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que enviará o material ao Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas, responsável pela análise.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde segue acompanhando o caso e monitorando possíveis novos registros no estado, com o objetivo de comunicar eventuais confirmações às autoridades competentes.
Orientações
A Sesau orienta as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, atentando-se à procedência dos produtos ofertados. Destaca que, no âmbito da industrialização das bebidas, a competência fiscalizatória é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vinculado ao Governo Federal.
No tocante ao princípio da precaução e visando à proteção da saúde da população, a Sesau orienta que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes legalizados, com comprovação de nota fiscal, evitando produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita, recomenda-se não consumir o produto.
A secretaria reforça que, diante da ocorrência de sinais e sintomas sugestivos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas destiladas, a população deve procurar imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.
Últimas notícias
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
