Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol
Paciente está internada em um hospital particular da capital
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta quarta-feira (8), que foi notificada sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol em Alagoas. A ocorrência está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas.
De acordo com a pasta, a paciente é uma mulher de 43 anos, moradora de Maceió, que está internada em um hospital particular da capital. Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que enviará o material ao Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas, responsável pela análise.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde segue acompanhando o caso e monitorando possíveis novos registros no estado, com o objetivo de comunicar eventuais confirmações às autoridades competentes.
Orientações
A Sesau orienta as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, atentando-se à procedência dos produtos ofertados. Destaca que, no âmbito da industrialização das bebidas, a competência fiscalizatória é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vinculado ao Governo Federal.
No tocante ao princípio da precaução e visando à proteção da saúde da população, a Sesau orienta que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes legalizados, com comprovação de nota fiscal, evitando produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita, recomenda-se não consumir o produto.
A secretaria reforça que, diante da ocorrência de sinais e sintomas sugestivos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas destiladas, a população deve procurar imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
