Hospital Metropolitano de Alagoas reforça cuidados com a saúde ocular
Exames regulares e hábitos saudáveis são essenciais para evitar doenças que podem comprometer a visão de forma irreversível
Enxergar bem é viver com qualidade. A visão está presente em cada gesto do dia a dia, desde reconhecer um sorriso até contemplar o nascer do sol. No entanto, muitas doenças oculares se desenvolvem de forma silenciosa e só são percebidas quando já causaram algum grau de comprometimento visual.
No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, o cuidado com os olhos é prioridade, uma vez que a unidade sedia o Ambulatório Estadual de Oftalmologia, onde é executado o programa Ver Melhor Alagoas, que oferece consultas e cirurgias oftalmológicas a pacientes de todo o estado, ampliando o acesso à saúde ocular e devolvendo a qualidade de vida a quem mais precisa.
A oftalmologista Sandra Valéria Dantas, que integra a equipe do programa Ver Melhor Alagoas, destaca que a prevenção é o primeiro passo para proteger a visão. “Grande parte das doenças oculares pode ser evitada ou tratada quando diagnosticada precocemente. Exames regulares são fundamentais, mesmo quando não há sintomas aparentes. Glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular são exemplos de condições que podem evoluir de forma silenciosa e comprometer a visão de maneira irreversível”, explica.
Além do acompanhamento especializado, a médica reforça a importância de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, controle do diabetes e uso correto de óculos ou lentes prescritas. “Cuidar dos olhos é um ato de amor consigo mesmo. A visão é um dos nossos maiores patrimônios e merece atenção constante”, reforça.
Últimas notícias
Hoje é dia de forró e cultura popular na programação do São João Raiz de Maceió
São João de Arapiraca inicia neste domingo e leva arraiás comunitários para bairros e zona rural
Pilastra de residência desaba e mata duas crianças em Maceió
Dois homens são presos acusados de furto qualificado em Arapiraca
Vereadora por Limeira cobra responsabilização por morte de jovem em salto de rope jump
Homem armado com faca é detido por ameaçar moradores de Estrela de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
