Casa de Direitos de Maceió oferece apoio jurídico e trabalhista ao cidadão alagoano
Serviço permite desburocratizar o acesso do trabalhador à informação e à Justiça, oferecendo atendimento humanizado e acessível, sem agendamento prévio

A Casa de Direitos de Maceió, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), oferece atendimento gratuito e especializado para a defesa dos direitos trabalhistas e a promoção da dignidade no ambiente de trabalho. Por meio do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), a unidade já realizou mais de 13 mil atendimentos somente em 2025, fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção do cidadão alagoano.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Taylane Nascimento, o serviço permite desburocratizar o acesso do trabalhador à informação e à Justiça, oferecendo atendimento humanizado e acessível, sem necessidade de agendamento prévio.
“O NAT é um instrumento do Governo do Estado para que o trabalhador tenha seus direitos reconhecidos e possa resolver demandas trabalhistas e previdenciárias de maneira rápida e gratuita. Nosso objetivo é facilitar o acesso à Justiça e à cidadania, aproximando o cidadão dos serviços públicos e garantindo mais agilidade na resolução de suas demandas”, explica a coordenadora.
No local, estão disponíveis serviços como orientação jurídica, previdenciária e trabalhista, consulta ao abono salarial, cálculo de verbas rescisórias, consulta processual, verificação de tempo de contribuição, liberação do seguro-desemprego, criação e recuperação da conta Gov.br, atualização cadastral do Meu INSS, solicitação da devolução dos descontos indevidos do INSS e muito mais. Também é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS), extrato do CNIS, carta de concessão, declaração do benefício (nada consta do INSS), entre outros documentos.
O NAT também auxilia quem está em busca do primeiro emprego, emitindo gratuitamente a Carteira de Trabalho Digital — documento essencial para o registro formal e o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.
“Além de garantir segurança e autonomia ao trabalhador, o modelo digital emitido gratuitamente na Casa de Direitos tem a vantagem de centralizar todas as informações no aplicativo, conferindo segurança jurídica ao cidadão e comprovando sua trajetória profissional”, completa.
Taylane Nascimento reforça que as garantias trabalhistas impactam diretamente na qualidade de vida da população. “Quando o trabalhador tem seus direitos respeitados e garantidos, há mais produtividade, menos desigualdade e um ambiente de trabalho mais saudável. Por isso, o Governo de Alagoas tem investido em políticas públicas que asseguram o pleno exercício dos direitos trabalhistas”, acrescenta a coordenadora.
Serviço
O atendimento do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador é gratuito e aberto ao público. Ele funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-8210.
Últimas notícias

Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol

Hospital de Emergência do Agreste inicia campanha Outubro Rosa com adesão de servidores

Polícia Civil prende foragido envolvido em homicídio no bairro Guaxuma

Governo do Estado anuncia novos voos do Uruguai para Alagoas na Semana Santa 2026

Idoso fica ferido em acidente entre caminhão e motocicleta em Arapiraca

Polícia Civil promove capacitação em Maragogi sobre atendimento a mulheres vítimas de violência
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
