Casa de Direitos de Maceió oferece apoio jurídico e trabalhista ao cidadão alagoano
Serviço permite desburocratizar o acesso do trabalhador à informação e à Justiça, oferecendo atendimento humanizado e acessível, sem agendamento prévio
A Casa de Direitos de Maceió, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), oferece atendimento gratuito e especializado para a defesa dos direitos trabalhistas e a promoção da dignidade no ambiente de trabalho. Por meio do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), a unidade já realizou mais de 13 mil atendimentos somente em 2025, fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção do cidadão alagoano.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Taylane Nascimento, o serviço permite desburocratizar o acesso do trabalhador à informação e à Justiça, oferecendo atendimento humanizado e acessível, sem necessidade de agendamento prévio.
“O NAT é um instrumento do Governo do Estado para que o trabalhador tenha seus direitos reconhecidos e possa resolver demandas trabalhistas e previdenciárias de maneira rápida e gratuita. Nosso objetivo é facilitar o acesso à Justiça e à cidadania, aproximando o cidadão dos serviços públicos e garantindo mais agilidade na resolução de suas demandas”, explica a coordenadora.
No local, estão disponíveis serviços como orientação jurídica, previdenciária e trabalhista, consulta ao abono salarial, cálculo de verbas rescisórias, consulta processual, verificação de tempo de contribuição, liberação do seguro-desemprego, criação e recuperação da conta Gov.br, atualização cadastral do Meu INSS, solicitação da devolução dos descontos indevidos do INSS e muito mais. Também é possível emitir a Guia da Previdência Social (GPS), extrato do CNIS, carta de concessão, declaração do benefício (nada consta do INSS), entre outros documentos.
O NAT também auxilia quem está em busca do primeiro emprego, emitindo gratuitamente a Carteira de Trabalho Digital — documento essencial para o registro formal e o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.
“Além de garantir segurança e autonomia ao trabalhador, o modelo digital emitido gratuitamente na Casa de Direitos tem a vantagem de centralizar todas as informações no aplicativo, conferindo segurança jurídica ao cidadão e comprovando sua trajetória profissional”, completa.
Taylane Nascimento reforça que as garantias trabalhistas impactam diretamente na qualidade de vida da população. “Quando o trabalhador tem seus direitos respeitados e garantidos, há mais produtividade, menos desigualdade e um ambiente de trabalho mais saudável. Por isso, o Governo de Alagoas tem investido em políticas públicas que asseguram o pleno exercício dos direitos trabalhistas”, acrescenta a coordenadora.
Serviço
O atendimento do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador é gratuito e aberto ao público. Ele funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-8210.
Últimas notícias
Casal é flagrado fazendo sexo em elevador de prédio no Farol; PM é acionada
Arapiraca celebra 101 anos de história e tradição com inaugurações e grande festa
‘De hoje você não passa’: Homem aciona policia após ameaça de familiar em Arapiraca
PF cumpre mandados em AL contra tráfico interestadual que movimentou R$ 22 milhões
Jovem é morto na Pitanguinha após discutir com homem que teria abusado de sua galinha de estimação
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
