Mulher internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta médica
As amostras biológicas coletadas foram encaminhadas para análise laboratorial, mas o resultado ainda não saiu
A mulher de 43 anos que estava internada em um hospital particular de Maceió com suspeita de intoxicação por metanol recebeu alta médica nesta sexta-feira (10). Ela estava hospitalizada desde a última quarta-feira (8). As amostras biológicas coletadas foram encaminhadas para análise laboratorial, mas o resultado dos exames ainda não foi divulgado.
A paciente, que atua como professora, apresentou sintomas de náusea, confusão mental e visão turva um dia após consumir uma bebida alcoólica destilada em um bar da capital alagoana. Na quinta-feira (09), a Vigilância Sanitária apreendeu garrafas de cachaça no estabelecimento para perícia.
Até a manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que apenas esse caso foi notificado em Alagoas como suspeito de intoxicação por metanol, após avaliação médica.
Situação no Brasil
De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 8 de outubro o país registrou 259 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desses casos, 24 foram confirmados e 235 permanecem em investigação.
Em relação aos óbitos, cinco mortes foram confirmadas em São Paulo, enquanto outros 11 casos estão em investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.
Distribuição de antídoto
O Governo Federal anunciou o envio de 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento da intoxicação por metanol, para reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Alagoas serão destinadas 24 unidades.
Ainda nesta sexta-feira (10), os demais estados que registraram ocorrências suspeitas também começarão a receber o antídoto. Em seguida, a distribuição será ampliada para todo o país, garantindo a disponibilidade do medicamento em todas as regiões. O Ministério da Saúde manterá 1.000 ampolas em seu estoque estratégico.
Últimas notícias
Roberta Luchsinger rebate Lula após ser citada durante debate com Flávio Bolsonaro
TRE/AL alerta para circulação de lista falsa sobre mudanças em locais de votação no 2º turno
Alagoas não sofreu alterações nos locais de votação para o 2° turno
Fred Bruno leva tiro no pé após deputado disparar arma em balada de SP
Marido é preso suspeito de agredir esposa no município de Campestre
Polícia prende homem suspeito de estuprar criança de 10 anos em Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
