Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: conheça os serviços disponíveis em Maceió
Equipamentos municipais desenvolvem ações diárias voltadas à promoção e prevenção da doença na população
Celebrado neste dia 11 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é uma data que tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos da obesidade e a importância de hábitos saudáveis para a prevenção e o controle da doença, que pode desencadear fatores de risco para a população, como, por exemplo, diabetes e doenças cardiovasculares.
Para prestar assistência a pacientes com obesidade em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços como o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão(CDOHC), que funciona no Bloco B do Pam Salgadinho, os Núcleos de Atividades Físicas(NAFs) em diversos bairros da capital e um serviço de acompanhamento nutricional para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica.
A coordenadora técnica de Atenção às Doenças Crônicas da SMS, Camila Moura, explica a importância do serviço prestado no Centro de Referência.
“Esse serviço trata de pacientes que desenvolveram complicações em virtude da obesidade, diabetes e hipertensão, buscando prestar uma assistência integral aos usuários. O paciente obeso é encaminhado pela Unidade de Saúde para o CDOHC, onde recebe um acompanhamento multidisciplinar, visando uma mudança de estilo de vida e hábitos alimentares", informa.
Núcleo de Atividades Físicas
Maceió atua não só no tratamento da obesidade, mas também em sua prevenção. Esse trabalho é feito pelos 19 Núcleos de Atividades Físicas(NAFs), que oferecem atividades físicas com acompanhamento profissional para incentivar um estilo de vida saudável e combater a obesidade entre a população.
As atividades dos NAFs acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde(UBS) e em espaços públicos distribuídos na Ponta da Terra, Vergel do Lago, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Vermelho, Rio Novo, Feitosa, Jacintinho, Jatiúca, Barro Duro, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Clima Bom e Guaxuma.
Acompanhamento pós cirurgia bariátrica
Os atendimentos são realizados na Unidade Básica de Saúde(UBS) Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra. A nova iniciativa pretende evitar o risco de remissão da obesidade e proporcionar acompanhamento para as pessoas que passaram pelo procedimento.
A assistência a esses pacientes ocorre por demanda espontânea, bastando se dirigir até a UBS Osvaldo Brandão Vilela para solicitar o atendimento, munido de cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência. As consultas acontecem às segundas e quartas-feiras de 8h às 14h.
Últimas notícias
Defesa recorre a Collor para que Bolsonaro possa cumprir prisão domiciliar
Homens brigam em frente ao Cisp de Palmeira dos Índios e são encaminhados para atendimento médico
Homem é preso após agredir namorada colombiana durante reunião familiar em Maceió
Morre o cantor jamaicano Jimmy Cliff aos 81 anos
Dino acompanha Moraes para manter prisão de Bolsonaro; placar é de 2 a 0
Padrasto agride enteada por causa de xingamentos contra a mãe no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
