Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: conheça os serviços disponíveis em Maceió
Equipamentos municipais desenvolvem ações diárias voltadas à promoção e prevenção da doença na população
Celebrado neste dia 11 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é uma data que tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos da obesidade e a importância de hábitos saudáveis para a prevenção e o controle da doença, que pode desencadear fatores de risco para a população, como, por exemplo, diabetes e doenças cardiovasculares.
Para prestar assistência a pacientes com obesidade em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços como o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão(CDOHC), que funciona no Bloco B do Pam Salgadinho, os Núcleos de Atividades Físicas(NAFs) em diversos bairros da capital e um serviço de acompanhamento nutricional para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica.
A coordenadora técnica de Atenção às Doenças Crônicas da SMS, Camila Moura, explica a importância do serviço prestado no Centro de Referência.
“Esse serviço trata de pacientes que desenvolveram complicações em virtude da obesidade, diabetes e hipertensão, buscando prestar uma assistência integral aos usuários. O paciente obeso é encaminhado pela Unidade de Saúde para o CDOHC, onde recebe um acompanhamento multidisciplinar, visando uma mudança de estilo de vida e hábitos alimentares", informa.
Núcleo de Atividades Físicas
Maceió atua não só no tratamento da obesidade, mas também em sua prevenção. Esse trabalho é feito pelos 19 Núcleos de Atividades Físicas(NAFs), que oferecem atividades físicas com acompanhamento profissional para incentivar um estilo de vida saudável e combater a obesidade entre a população.
As atividades dos NAFs acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde(UBS) e em espaços públicos distribuídos na Ponta da Terra, Vergel do Lago, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Vermelho, Rio Novo, Feitosa, Jacintinho, Jatiúca, Barro Duro, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Clima Bom e Guaxuma.
Acompanhamento pós cirurgia bariátrica
Os atendimentos são realizados na Unidade Básica de Saúde(UBS) Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra. A nova iniciativa pretende evitar o risco de remissão da obesidade e proporcionar acompanhamento para as pessoas que passaram pelo procedimento.
A assistência a esses pacientes ocorre por demanda espontânea, bastando se dirigir até a UBS Osvaldo Brandão Vilela para solicitar o atendimento, munido de cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência. As consultas acontecem às segundas e quartas-feiras de 8h às 14h.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
