Prefeitura e CBTU assinam carta de intenção para reativar a histórica Maria Fumaça
Parceria vai transformar a locomotiva em novo atrativo turístico, cultural e sustentável da capital
A Prefeitura de Maceió deu mais um passo importante para o fortalecimento do turismo e da preservação da memória histórica da cidade. Nesta terça-feira (14), o prefeito JHC anunciou a reativação da Maria Fumaça de Maceió, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O projeto foi oficializado com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), representada pelo secretário Eduardo Monteiro, e a CBTU, representada pelo superintendente Max Ferreira.
A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio ferroviário da capital alagoana e transformar a locomotiva em um novo atrativo turístico, histórico e cultural.
A proposta prevê a criação de rotas turísticas integrando o VLT e a Maria Fumaça, estimulando o turismo sustentável, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população maceioense.
O secretário de Turismo, Eduardo Monteiro, reforçou o compromisso da prefeitura em oferecer uma nova experiência aos maceioenses e visitantes. “Em breve, vocês terão o pacote completo de como usufruir dessa experiência que será incrível”, afirmou.
O superintendente da CBTU, Max Ferreira, celebrou a parceria e destacou a importância da iniciativa para a valorização do patrimônio ferroviário da cidade. “Agradeço por estarmos juntos nessa empreitada de tornar a nossa Maria Fumaça uma alternativa para que a população e o turista de Maceió também consigam aproveitar esse patrimônio histórico que é a Maria Fumaça”, pontuou.
O protocolo de intenções firmado entre as instituições prevê uma cooperação técnica e institucional para viabilizar estudos, projetos de engenharia, captação de recursos e execução das etapas necessárias à plena recuperação e funcionamento da locomotiva.
De acordo com o documento, o propósito é integrar o projeto de reativação da Maria Fumaça às políticas públicas municipais de turismo sustentável, promovendo a valorização do patrimônio histórico, a educação patrimonial e o empreendedorismo local.
Com o compromisso firmado, a Prefeitura e a CBTU iniciam agora as próximas etapas de planejamento e viabilização técnica, consolidando a Maria Fumaça como um símbolo de identidade e orgulho para Maceió e um novo ícone do turismo histórico e sustentável da capital.
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
