Prefeitura e CBTU assinam carta de intenção para reativar a histórica Maria Fumaça
Parceria vai transformar a locomotiva em novo atrativo turístico, cultural e sustentável da capital
A Prefeitura de Maceió deu mais um passo importante para o fortalecimento do turismo e da preservação da memória histórica da cidade. Nesta terça-feira (14), o prefeito JHC anunciou a reativação da Maria Fumaça de Maceió, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O projeto foi oficializado com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), representada pelo secretário Eduardo Monteiro, e a CBTU, representada pelo superintendente Max Ferreira.
A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio ferroviário da capital alagoana e transformar a locomotiva em um novo atrativo turístico, histórico e cultural.
A proposta prevê a criação de rotas turísticas integrando o VLT e a Maria Fumaça, estimulando o turismo sustentável, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população maceioense.
O secretário de Turismo, Eduardo Monteiro, reforçou o compromisso da prefeitura em oferecer uma nova experiência aos maceioenses e visitantes. “Em breve, vocês terão o pacote completo de como usufruir dessa experiência que será incrível”, afirmou.
O superintendente da CBTU, Max Ferreira, celebrou a parceria e destacou a importância da iniciativa para a valorização do patrimônio ferroviário da cidade. “Agradeço por estarmos juntos nessa empreitada de tornar a nossa Maria Fumaça uma alternativa para que a população e o turista de Maceió também consigam aproveitar esse patrimônio histórico que é a Maria Fumaça”, pontuou.
O protocolo de intenções firmado entre as instituições prevê uma cooperação técnica e institucional para viabilizar estudos, projetos de engenharia, captação de recursos e execução das etapas necessárias à plena recuperação e funcionamento da locomotiva.
De acordo com o documento, o propósito é integrar o projeto de reativação da Maria Fumaça às políticas públicas municipais de turismo sustentável, promovendo a valorização do patrimônio histórico, a educação patrimonial e o empreendedorismo local.
Com o compromisso firmado, a Prefeitura e a CBTU iniciam agora as próximas etapas de planejamento e viabilização técnica, consolidando a Maria Fumaça como um símbolo de identidade e orgulho para Maceió e um novo ícone do turismo histórico e sustentável da capital.
Últimas notícias
Delegado Leonam cobra punição em denúncias de corrupção na Saúde de Alagoas
Food truck é interditado pela Vigilância Sanitária na Ponta Verde
Hospital da Cidade inaugura Enfermaria Pediátrica com suporte à UTI e cirurgias infantis
Cemitério clandestino em Maceió: adolescente de 15 anos é apreendido como um dos responsáveis pelo local
Conselho Curador do FGTS aprova aumento do financiamento para famílias de baixa renda
Motociclista fica ferido após empinar moto na Ponte do Vale do Reginaldo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
