No Dia dos Professores, Rafael Brito celebra aprovação de projeto que garante piso salarial a contratados temporários
Projeto de lei de autoria do deputado Rafael Brito (MDB-AL) garante que profissionais contratados temporariamente recebam o mesmo piso salarial dos efetivos
O deputado federal por Alagoas, Rafael Brito (MDB), comemorou a aprovação de mais um projeto de lei que garante direitos aos trabalhadores da educação no cenário nacional. Após ampla discussão no plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 672/2025, que assegura o pagamento do piso nacional do magistério aos professores contratados por tempo determinado, segue agora para o Senado Federal.
Com a aprovação, os professores temporários passam a ter garantia legal de receber o piso nacional do magistério, atualmente fixado em R$ 4.580,57 para jornada de 40 horas semanais. Para o deputado Rafael Brito, a medida corrige uma injustiça histórica, que contribui para a precarização da profissão e afeta diretamente a qualidade do ensino público, ao gerar descontinuidade nas ações pedagógicas.
“Do ponto de vista econômico, a lei faz com que gestores mal-intencionados, que contratam profissionais com salários muito abaixo do mercado, sejam obrigados a pagar o piso do magistério. Assim, em vez de realizar contratações precarizadas, os municípios e estados deverão promover concursos públicos. Educação continuada, diálogo com a comunidade escolar e planejamento pedagógico são essenciais para uma educação de qualidade para todos”, defendeu o deputado alagoano.
O Projeto de Lei 672/2025 foi aprovado na forma do substitutivo da deputada Carol Dartora (PT-PR). O mesmo tema está em debate no Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa um recurso extraordinário do governo de Pernambuco contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que reconheceu a uma professora contratada temporariamente o direito de receber o piso nacional. A discussão trata também dos reflexos sobre a autonomia dos entes federativos para definir a remuneração dos professores.
O parlamentar lembrou ainda que a valorização dos profissionais da educação é um dos pilares do Sistema Nacional de Educação, projeto relatado por Rafael Brito, aprovado no Congresso Nacional e que aguarda sanção do presidente Lula.“Essa lei garante equidade, respeito e dignidade a milhares de educadores que sustentam o ensino público em todo o país”, destacou Brito.
Com a aprovação do PL 672/2025, o Congresso Nacional antecipa uma resposta legislativa a essa discussão, reafirmando o compromisso com a valorização dos professores e a promoção da justiça social na educação brasileira.
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
