Reconhecimento facial localiza acusado de estupro de vulnerável na Feirinha do Tabuleiro
Tecnologia presente nos totens e câmeras de videomonitoramento da SSP ajudou PM a prender suspeito
As câmeras do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) localizaram, na tarde desta quinta-feira (16), um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. A identificação ocorreu por meio do sistema de reconhecimento facial instalado no totem de segurança da Feirinha do Tabuleiro, na parte alta de Maceió.
Ao detectar a presença do suspeito, o sistema emitiu um alerta automático para o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), que repassou as informações ao supervisor militar. Em seguida, militares da 5ª Companhia da Polícia Militar - Independente (5ª CPM/I) foram acionados e, em ação rápida, conseguiram localizá-lo e prendê-lo.
O homem foi conduzido à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhado à Delegacia do 5º Distrito Policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância do investimento em tecnologia para o fortalecimento das ações de inteligência e prevenção. “O sistema de reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta fundamental no enfrentamento à criminalidade. Essa prisão é mais um exemplo de como o uso da tecnologia, aliado ao trabalho integrado das forças de segurança, garante resultados concretos e mais segurança para a população”, afirmou o secretário.
Atualmente, Alagoas conta com câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda Maceió e Arapiraca, além de 11 totens de segurança — sendo nove na capital (Feirinha do Tabuleiro, Calçadão do Centro, Corredor Vera Arruda, Maceió Shopping, Parque Shopping, Pátio Shopping, Marco dos Corais, Jacintinho e Praça Multieventos) e dois em outros municípios: Arapiraca e Marechal Deodoro (Praia do Francês).
Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
