Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil entre a noite de hoje e a madrugda
Fenômeno poderá ter até 20 meteoros por hora em locais com céu limpo, segundo a NASA. Fragmentos são resquícios do cometa Halley
A chuva de meteoros Orionídeas iluminará o céu do Brasil a partir da noite desta terça-feira (21). O fenômeno, formado por fragmentos deixados pelo cometa Halley, promete um espetáculo astronômico que poderá ser observado a olho nu, especialmente nas madrugadas dos dias 22 e 23 de outubro, quando o evento atinge seu pico de atividade.
De acordo com a NASA, a intensidade pode ser até 20 vezes maior que o normal, com meteoros cortando o céu a uma velocidade média de 66 quilômetros por segundo.
Quando e onde observar
O momento de maior visibilidade ocorrerá entre meia-noite e 2h da manhã de quarta (22) e quinta-feira (23).
Em regiões com céu limpo e pouca iluminação artificial, será possível ver até 20 meteoros por hora. Já nas grandes cidades, a poluição luminosa deve reduzir o número para cerca de 5 a 10 meteoros por hora.
“É um fenômeno recorrente e um dos mais bonitos do ano. Mesmo que a contagem por hora não seja altíssima, os rastros luminosos das Orionídeas costumam ser longos e brilhantes”, explica a NASA em comunicado.
A chuva é provocada por partículas deixadas pelo cometa Halley durante sua passagem pelo Sistema Solar.
Todos os anos, entre outubro e novembro, a Terra cruza essa trilha de detritos. Ao entrarem na atmosfera, essas pequenas partículas queimam rapidamente, formando os riscos luminosos visíveis no céu noturno.
Como assistir
Para aumentar as chances de observação, astrônomos recomendam:
-Procurar um local escuro e aberto, longe de luzes artificiais;
-Olhar para o leste, em direção à constelação de Órion (de onde os meteoros parecem surgir);
-Evitar o uso de telescópios — o ideal é observar a olho nu;
-Chegar com antecedência para permitir que os olhos se adaptem à escuridão (cerca de 20 minutos).
Últimas notícias
Homem é preso com maconha e cocaína no município de Marechal Deodoro
Homem armado mantém vítimas em cárcere privado no bairro Cidade Universitária
Band Minas confirma morte encefálica de repórter após acidente na BR-381
Réu é condenado a 41 anos de prisão por feminicídio de Anne Larissa em Maceió
Homem é preso em Maceió por fotografar partes íntimas de criança no PAM Salgadinho
Suspeitos fogem de operação em Milagres e abandonam itens ligado ao Comando Vermelho
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
