Paulo Dantas entrega 120 certificados do programa Emprega Mais Alagoas
Programa que gera oportunidades já certificou mais de 3 mil trabalhadores
O governador Paulo Dantas entregou, nesta quarta-feira (22), 120 certificados do programa Emprega Mais Alagoas, durante solenidade no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. O evento celebrou também as 3 mil certificações concedidas desde o início do programa.
A iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) promove capacitação profissional gratuita para trabalhadores alagoanos, com cursos em diversas áreas, como gestão de redes sociais, fotografia, cabeleireiro, barbeiro, design de sobrancelhas, confeitaria, manicure, maquiagem, além de doces e salgados finos, entre outros.
O governador destacou os avanços que o Estado vem alcançando com políticas públicas voltadas para geração de emprego e renda.

“Hoje marcamos 3 mil pessoas capacitadas por meio do Emprega Mais Alagoas, um programa que dá autonomia e independência ao cidadão e abre uma grande janela de oportunidades para promovermos ainda mais empregos e reduzirmos a taxa de desemprego, que chegou ao menor número da série histórica. Ficamos em primeiro lugar em gestão de confiança com o setor produtivo na área de inovação. De 2022 para 2024, alcançamos o segundo maior crescimento de renda per capita entre todos os estados do Brasil. Isso é fruto de políticas públicas como esta, que estamos vendo hoje”, pontuou o governador Paulo Dantas.
Em 2025, até o mês de outubro, 1.559 certificados já foram entregues — 1.030 deles para mulheres —, o que representa um aumento de 140% em relação a todo o ano de 2024, quando haviam sido entregues 1.110 certificados.

Esse número deve crescer ainda mais, já que muitos alunos estão em fase de conclusão dos cursos. Só em Maceió, mais de 2 mil pessoas estão inscritas nas próximas turmas.
O Emprega Mais Alagoas mapeia as áreas com maior demanda e oferta de oportunidades, especialmente no segmento de gestão de redes sociais.
“Vivemos em um mundo em que respiramos tecnologia, e a Seteq não podia ficar de fora neste momento tão importante de desenvolvimento. Identificamos essa necessidade por ser uma profissão em expansão. Muitos jovens e adultos estão à procura de emprego e têm a possibilidade de trabalhar em casa, por meio do smartphone, garantindo sua fonte de renda ou complementando a renda familiar. Hoje, os cursos de gerenciamento de redes e fotografia são os mais procurados, e já abrimos três ou quatro turmas para tentar atender à demanda”, explicou a secretária do Trabalho, Claudia Balbino.

Conhecimento que muda destinos
Nesta edição, o município de Maribondo foi o que mais certificou alunos. Entre os beneficiados pelo Emprega Mais Alagoas está Neide Oliveira, que concluiu o curso de doces e salgados finos.
“Aprendi a fazer vários docinhos e salgados. Eu já sabia, mas no curso a gente aprende técnicas novas e melhora a qualidade do produto. O que era algo improvisado agora fica mais profissional. Vou abrir o meu próprio negócio e trabalhar duro para melhorar minha renda”, contou Neide.
Representando os alunos certificados, Walisson Marcelo discursou durante a solenidade. Ele concluiu o curso de Gestão em Redes Sociais, mas já realizou outros três pelo programa. Seu sonho é abrir o próprio salão de beleza.
“O programa Emprega Mais Alagoas vem transformando a vida de inúmeras pessoas. Por meio desses cursos, a gente consegue alcançar a independência financeira — e eu sou prova viva disso. Comecei com um curso de inglês, depois fiz design de sobrancelhas, cabeleireiro e unhas em gel. Já trabalhei bastante com carteira assinada, mas hoje quero empreender por conta própria. Já pensei em desistir várias vezes, mas desistir nunca é a escolha certa”, afirmou Walisson.
Últimas notícias
Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer
Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)
Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região
Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil
Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
