[Vídeo] Cultura, cores e tradição: Jaraguá recebe a 32ª edição do Festival de Bumba Meu Boi
Festival acontece nesta sexta-feira (24) e sábado (25)
O colorido, o ritmo e a alegria do Bumba Meu Boi tomam conta do bairro de Jaraguá, em Maceió, neste fim de semana. O estacionamento do bairro histórico se transforma no palco da 32ª edição do Festival de Bumba Meu Boi, que acontece nesta sexta (24) e sábado (25), a partir das 18h. O evento é gratuito e reúne mais de 30 grupos de bois da capital alagoana.
Realizado em parceria entre a Prefeitura de Maceió, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Liga de Bumba Meu Boi, o festival é um dos mais importantes do calendário cultural da cidade. Além de valorizar a tradição folclórica, o evento movimenta a economia criativa e fortalece o sentimento de pertencimento das comunidades maceioenses.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o festival é um reflexo da força da cultura popular e do engajamento das comunidades. “O Bumba Meu Boi mostra o nosso povo se empenhando, desenvolvendo cultura e movimentando a economia local. É o momento em que os grupos brilham e a população de Maceió tem a oportunidade de conhecer melhor essa tradição que é tão nossa”, destacou.
Segundo Myriel, o número de grupos participantes vem crescendo a cada edição, o que demonstra o fortalecimento da manifestação cultural. “Vemos cada vez mais bois surgindo nos bairros, o que representa o fortalecimento da nossa cultura popular. É um trabalho que vem sendo disseminado e que faz parte da nossa identidade folclórica”, afirmou.
A expectativa para este ano é de um público superior a 20 mil pessoas durante os dois dias de evento — superando as 15 mil registradas em 2024. Além da programação presencial, o festival também é transmitido pelas redes sociais, ampliando o alcance da festa.
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
