Unidades do Hemoal funcionam em escala especial no feriadão do servidor público
Funcionamento em horários especiais tem início neste sábado (25) e vai até a terça-feira (28)
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em escala especial durante o feriadão do Dia do Servidor, que começa neste sábado (25) e se estende até a terça-feira (28). Com isso, neste período, as pessoas que desejam doar sangue devem ficar atentos aos dias e horários em que os postos de coleta da capital e do interior estarão abertos.
No sábado (25), a Unidade Via Expressa, situada lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, estará aberta das 7h às 17h. Já as Unidades Trapiche, em Maceió, e Eldorado, em Arapiraca, não abrirão nesta data.
Na segunda-feira (27), ponto facultativo determinado pelo Governo de Alagoas, as Unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, bem como, a Eldorado, em Arapiraca, funcionarão das 7h às 17h. Na terça-feira (28), no feriado estadual do Dia do Servidor Público, todas as Unidades do Hemoal estarão fechadas para a coleta de sangue, mas funcionarão internamente para distribuir hemocomponentes às maternidades e hospitais.
“Queremos tranquilizar a população alagoana e afirmar que estamos com o estoque de sangue estabilizado, bem como de prontidão para abastecer as agências transfusionais das maternidades e hospitais da rede pública estadual de saúde. Apesar da escala especial de funcionamento dos nossos postos de coleta no feriadão, haverá técnicos de plantão para atender todas as urgências e emergências transfusionais”, enfatizou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Critérios para Doar Sangue
A pessoa interessada em doar sangue neste período deve seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos, ao comparecer ao posto de coleta ela deve portar um documento de identificação oficial e original com foto.
No caso de o voluntário ser menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação, também portando os respectivos documentos de identificação oficiais e originais com foto. Portadores de doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade estão proibidos de doar.
É necessário lembrar que o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e, caso tenha feito tatuagem ou micropigmentação, bem como colocado piercing, ele fica impossibilitado de doar pelos próximos 12 meses.
O candidato deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior e, se estiver gripado, com Influenza ou com Covid-19, a doação de sangue é proibida até que estejam totalmente recuperadas e sem sintomas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
