Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Iniciativa vai permitir ao espaço uma ampliação de mais de mil metros quadrados de novas áreas
A secretária da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues, visitou, na sexta-feira (24), as instalações do Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT) para conhecer os espaços e viabilizar o projeto de ampliação e requalificação.
A iniciativa vai permitir ao espaço uma ampliação de mais de mil metros quadrados de novas áreas, com salas para empresas de base tecnológica e economia criativa, laboratórios de prototipagem e realidade aumentada, além de uma usina fotovoltaica que trará mais sustentabilidade ao projeto, com energia limpa e renovável. Estão previstas ainda a aquisição de novos mobiliários e a requalificação dos ambientes já existentes.
A expansão deve atrair novos empreendimentos voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, fortalecendo a competitividade das empresas e estimulando o empreendedorismo e a inovação no estado.
Esse projeto será executado numa parceria com o Governo Federal, por meio de um convênio assinado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que garante R$ 15 milhões ao estado de Alagoas.
Para a titular da Secti, Aline Rodrigues, essa expansão representa um passo importante para consolidar Alagoas como polo de inovação no Nordeste. “Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento de novas tecnologias, à geração de empregos qualificados e ao fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e pesquisa no estado. Com o apoio da Finep e do Governo Federal, vamos transformar o Centro de Inovação do Jaraguá em uma referência nacional em sustentabilidade, tecnologia e criatividade. É um investimento que olha para o futuro e reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com a inovação como motor de desenvolvimento econômico e social”, disse a secretária.
A visita foi acompanhada também pela secretária de gestão interna da Secti, Maria Modesta, pelo superintendente de tecnologia, Pedro Ivo, e pelo chefe de gabinete, Eduardo Damasceno.
Sobre o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT)
Localizado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT) é o maior hub de tecnologia de Alagoas. Inaugurado em 2021, o espaço moderno de 6.000 m² abriga universidades, empresas e empreendedores, oferecendo coworking, auditório, anfiteatro e áreas de convivência.
Hoje, o CIPT reúne mais de 30 empresas de base tecnológica, gerando mais de 900 empregos diretos. O local funciona gratuitamente, 24 horas por dia, e terá, até o final de 2026, uma expansão e requalificação dos espaços, em uma parceria com o Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 15 milhões, reforçando seu papel como polo estratégico para o desenvolvimento tecnológico e inovador do estado.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
