Prefeitura de Maceió orienta sobre o descarte correto de resíduos da construção civil
Material é o mais encontrado em vias públicas e pontos de lixo da capital despejado de forma incorreta
A Prefeitura de Maceió reforça a importância do descarte correto de resíduos de construção civil, os mais encontrados de forma irregular nas vias públicas da capital, com mais de 180 pontos de lixo mapeados pela Alurb. Quem descumprir as normas de manejo pode ser multado, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana, com valores variando de acordo com a quantidade de material descartado.
Para facilitar o descarte, a cidade oferece sete Ecopontos e um Ponto de Descarte Rápido (PDR), onde o cidadão pode levar até 1 metro cúbico de resíduos gratuitamente. Acima desse volume, é necessário contratar empresa especializada para recolhimento.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, destaca que os Ecopontos ajudam a população a manter a cidade limpa e evitar gastos extras com limpeza pública. “Estes equipamentos oferecem ao cidadão a alternativa de não descartar errado e ajudam a manter a cidade limpa, levando sua separação da construção civil e depositando de forma gratuita. Mas, infelizmente, ainda encontramos muito material nas ruas, gerando mais trabalho e gastos extras para a prefeitura”, afirma.
Os Ecopontos funcionam diariamente, das 6h às 18h. A população também pode colaborar denunciando descartes irregulares pelo WhatsApp 98802-4834 ou pelo aplicativo Limpeza é Massa, disponível para Android e iOS.
Endereços dos Ecopontos:
• Pajuçara: Rua Campos Teixeira, 476
• Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão
• Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago
• Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis
• Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária
• Gruta de Lourdes: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143
• Petrópolis: Avenida Jorge de Lima
• PDR Feitosa: Rua André Cardoso Borba, 366/394
Art. 18, inciso 1° – Código Municipal de Limpeza Urbana:
Descumprir normas de manejo de resíduos da construção civil, deixando de confinar os resíduos após a geração, até a etapa de transporte, sem garantir condições de reutilização ou reciclagem, quando possível.
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
