Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da testagem e tratamento
Até 21 de outubro de 2025, Maceió registrou 1.961 casos de sífilis em adultos, 514 em gestantes e 161 casos de sífilis congênita em menores de um ano, totalizando 2.636 notificações, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET).
Transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas, contato com lesões ou da mãe para o filho durante a gravidez ou parto, a sífilis pode apresentar diferentes sintomas, dependendo da fase da doença, incluindo feridas, manchas na pele, febre e, em casos avançados, lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
A Secretaria de Saúde de Maceió reforça a prevenção com o uso de preservativos, a importância da testagem rápida e o tratamento adequado, que é simples, rápido e eficaz quando realizado corretamente. Tereza Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orienta que os testes devem ser feitos ao menos uma vez por ano, ou em intervalos menores dependendo do estilo de vida.
Como parte do Outubro Verde, mês de combate à sífilis e à sífilis congênita, será realizado um seminário voltado a profissionais de saúde, estudantes e usuários dos serviços, no próximo dia 30 de outubro, das 8h às 14h, no Auditório da Uninassau (Farol). As inscrições podem ser feitas em: eventos.sms.maceio.al.gov.b.
A campanha nacional alerta especialmente jovens, gestantes e seus parceiros, reforçando a prevenção da sífilis congênita e a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações graves.
Últimas notícias
Celina Leão recebeu Michelle em aeroporto após prisão de Bolsonaro
Caiado é internado após arritmia cardíaca e passará por ablação
Flávio pede que apoiadores evitem PF e vão a vigília por Bolsonaro
Após 25 dias internado, morre quinto policial baleado em megaoperação no RJ
Homem armado e encapuzado invade cemitério e rouba moto de vigilante em Delmiro Gouveia
Homem é preso após tentar matar desafeto em via pública de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
