Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da testagem e tratamento
Até 21 de outubro de 2025, Maceió registrou 1.961 casos de sífilis em adultos, 514 em gestantes e 161 casos de sífilis congênita em menores de um ano, totalizando 2.636 notificações, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET).
Transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas, contato com lesões ou da mãe para o filho durante a gravidez ou parto, a sífilis pode apresentar diferentes sintomas, dependendo da fase da doença, incluindo feridas, manchas na pele, febre e, em casos avançados, lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
A Secretaria de Saúde de Maceió reforça a prevenção com o uso de preservativos, a importância da testagem rápida e o tratamento adequado, que é simples, rápido e eficaz quando realizado corretamente. Tereza Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orienta que os testes devem ser feitos ao menos uma vez por ano, ou em intervalos menores dependendo do estilo de vida.
Como parte do Outubro Verde, mês de combate à sífilis e à sífilis congênita, será realizado um seminário voltado a profissionais de saúde, estudantes e usuários dos serviços, no próximo dia 30 de outubro, das 8h às 14h, no Auditório da Uninassau (Farol). As inscrições podem ser feitas em: eventos.sms.maceio.al.gov.b.
A campanha nacional alerta especialmente jovens, gestantes e seus parceiros, reforçando a prevenção da sífilis congênita e a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações graves.
Últimas notícias
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
Carro colide contra residência e condutor fica ferido município de Porto Calvo
Homem esquece panelas no fogo e é resgatado de comôdo em chamas em Arapiraca
Ex-príncipe Andrew é preso por suspeita de conduta imprópria
Homem é preso por violência doméstica contra esposa e por ameaçar cunhada em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
