PF cumpre mandados em AL contra tráfico interestadual que movimentou R$ 22 milhões
Operação cumpre mandados é coordenada por Sergipe e acontece em mais três estados
A Polícia Federal cumpriu mandados em Maceió na manhã desta quinta-feira (30) durante a Operação Arcanum, que tem como alvo uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. O grupo movimentou mais de R$ 22 milhões utilizando empresas de fachada e “laranjas” para disfarçar o lucro obtido com a atividade ilegal.
A ação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) e cumpriu 13 mandados judiciais — sendo sete de prisão e seis de busca e apreensão — em quatro estados: Sergipe (Aracaju, Itaporanga D’Ajuda e Barra dos Coqueiros), Alagoas (Maceió), Minas Gerais (Montes Claros) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande).
As investigações duraram cerca de seis meses e apontaram que a quadrilha mantinha núcleos específicos responsáveis pela compra e transporte das drogas, pela lavagem do dinheiro e pela distribuição dos entorpecentes. O dinheiro ilícito era aplicado na aquisição de veículos de luxo, fazendas, chácaras e imóveis em condomínios de alto padrão.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, valores em dinheiro e mídias eletrônicas que devem auxiliar na comprovação do funcionamento da estrutura financeira do grupo. Os investigados poderão responder por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A Operação Arcanum é resultado da integração entre a Polícia Federal, o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc/SE), o Grupo de Operações Penitenciárias (Gope), o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Sergipe (Bope) e equipes da PF em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Alagoas.
A FICCO/SE é formada por representantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, com foco no enfrentamento ao crime organizado em todo o país.
Últimas notícias
Reviravolta: motociclista morto em acidente teria cometido feminicídio em Jundiá
Daniel Barbosa é deputado alagoano com mais projetos contra violência às mulheres
Guarda Municipal prende cinco por tráfico na praia de Jatiúca, em Maceió
Luciano, Daniel e Lucas Barbosa e Célia Rocha reforçam apoio a Arthur Lira ao Senado
Renato Filho alerta para crise das ‘bets’ e aponta gastos no orçamento do SUS
Motociclista fica ferido após colidir contra carro na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
