Polícia

Comércio online de cigarros eletrônicos em Maceió é alvo de nova fase de operação da Polícia Federal

Mandados de busca foram cumpridos na capital alagoana; investigação mira atacadistas e distribuidores locais

Por 7Segundos 31/10/2025 08h08 - Atualizado em 31/10/2025 08h08
Comércio online de cigarros eletrônicos em Maceió é alvo de nova fase de operação da Polícia Federal
Comércio online de cigarros eletônicos em Maceió é alvo de nova fase de operação da Polícia Federal - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31), as fases 3 e 4 da Operação Poison Steam, que investiga o comércio ilegal de cigarros eletrônicos e acessórios pela internet. As ações ocorreram em Maceió, onde agentes federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, a venda dos produtos era realizada por meio de um perfil em rede social, que oferecia cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods, e outros itens proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com as diligências desta sexta-feira, o objetivo da Polícia Federal é aprofundar as investigações e identificar outros participantes da cadeia de comercialização, incluindo possíveis atacadistas e distribuidores locais que abastecem o mercado ilegal.

Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil por representarem riscos comprovados à saúde pública, conforme alertas da Anvisa. Os investigados poderão responder pelo crime de contrabando, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.