Ao lado do presidente Lula, Rafael Brito participa da sanção do ‘SUS da Educação’
Relator do projeto na Câmara, deputado alagoano teve papel decisivo na criação do Sistema Nacional de Educação, considerado um marco histórico para o país
Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, o deputado federal por Alagoas Rafael Brito (MDB) participou da sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Projeto de Lei Complementar nº 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) — apelidado de “SUS da Educação”. A solenidade, que contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outras autoridades, aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Relator da proposta na Câmara dos Deputados, Rafael Brito foi responsável por conduzir a redação final do texto, que consolida uma das mais importantes políticas públicas da educação brasileira nas últimas décadas. Durante o evento, o presidente Lula destacou o caráter histórico da sanção.
“Esse é um momento histórico que estamos vivendo na educação. Um sistema que foi pensado e estabelecido na Constituição de 1988 só está sendo colocado no papel agora, 37 anos depois. Quero agradecer ao Congresso Nacional, que tardou, mas não falhou, e ao deputado Rafael Brito, que coordenou essa implementação, porque quem ganha com isso é o povo brasileiro”, afirmou o presidente Lula.
Para Rafael Brito, o Sistema Nacional de Educação representa um avanço concreto na busca por equidade, qualidade e gestão eficiente na educação pública. “Sem dúvida, é um texto que levará a nossa educação um passo adiante. Pela primeira vez, teremos um Plano Nacional de Educação monitorado por um sistema estruturado, com metas e acompanhamento em todo o país pelos próximos dez anos”, destacou o parlamentar.
Lula também ressaltou a importância do SNE na integração entre as redes de ensino e no acompanhamento do percurso dos estudantes. “O que me chamou a atenção nesse programa é a possibilidade de acompanhar os estudantes desde a creche até a universidade, com uma identidade única. Assim, poderemos saber como está a evolução de cada criança na escola e quais os desafios a serem enfrentados. Isso é uma verdadeira revolução na educação brasileira”, ressaltou o presidente.
Emocionado, Brito também agradeceu o empenho do presidente Lula e reforçou o simbolismo do momento. “Hoje é um dia histórico, muito feliz, em que a educação dá um passo importante rumo ao futuro que sonhamos construir. Esse dia, sem dúvida, não aconteceria se não fosse sob a liderança e o compromisso do presidente Lula, que tem coração e vontade de entregar melhorias reais para o povo brasileiro”, completou Rafael Brito.
Com a sanção do SNE, o Brasil passa a contar com um instrumento permanente de articulação entre União, estados e municípios, responsável por planejar, coordenar e monitorar políticas educacionais, buscando garantir oportunidades iguais de aprendizagem para todos os estudantes, da creche à universidade.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
