Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde foram vacinados 468.243 cães e gatos
Alagoas ultrapassou a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica, que corresponde a 80% dos 588.750 cães e gatos preconizados. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta sexta-feira (31), foram vacinados 80,8% do público-alvo, o que corresponde a 468.243 felinos e caninos.
A campanha deste ano foi iniciada no dia 22 de setembro e encerrada nesta sexta-feira (31). A imunização foi realizada nas áreas urbanas e rurais dos 102 municípios alagoanos e, cada um deles, definiu suas estratégias de vacinação e locais onde os tutores deveriam levar seus animais.

Segundo o médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim, a campanha de vacinação antirrábica de 2025 cumpriu a meta de garantir a segurança clínica da população. “A imunização desses animais é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana, que é uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade”, destacou.
Raiva humana
A raiva humana é uma doença neurológica viral, geralmente mortal, transmitida para humanos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de um mamífero infectado. A prevenção envolve a vacinação de cães e gatos, a busca imediata por atendimento médico em caso de agressão por animal e, em alguns casos, a aplicação de vacina e soro antirrábico.
O Ministério da Saúde determinou a meta de erradicação da raiva humana em território nacional até o ano de 2030. “Alagoas segue em sua missão de combater à doença, trabalhando para o sucesso dessa campanha que irá salvar vidas humanas e assegurar a boa saúde de milhares de animais de estimação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Últimas notícias
Homem que morava sozinho é encontrado morto em casa no Feitosa, em Maceió
Criminoso invade casa e executa homem a tiros em Marechal Deodoro
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
