Saúde

Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde foram vacinados 468.243 cães e gatos

Por 7Segundos com Ascom Sesau 31/10/2025 18h06
Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
Imunização dos animais é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

Alagoas ultrapassou a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica, que corresponde a 80% dos 588.750 cães e gatos preconizados. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta sexta-feira (31), foram vacinados 80,8% do público-alvo, o que corresponde a 468.243 felinos e caninos.

A campanha deste ano foi iniciada no dia 22 de setembro e encerrada nesta sexta-feira (31). A imunização foi realizada nas áreas urbanas e rurais dos 102 municípios alagoanos e, cada um deles, definiu suas estratégias de vacinação e locais onde os tutores deveriam levar seus animais.

Segundo o médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim, a campanha de vacinação antirrábica de 2025 cumpriu a meta de garantir a segurança clínica da população. “A imunização desses animais é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana, que é uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade”, destacou.

Raiva humana


A raiva humana é uma doença neurológica viral, geralmente mortal, transmitida para humanos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de um mamífero infectado. A prevenção envolve a vacinação de cães e gatos, a busca imediata por atendimento médico em caso de agressão por animal e, em alguns casos, a aplicação de vacina e soro antirrábico.

O Ministério da Saúde determinou a meta de erradicação da raiva humana em território nacional até o ano de 2030. “Alagoas segue em sua missão de combater à doença, trabalhando para o sucesso dessa campanha que irá salvar vidas humanas e assegurar a boa saúde de milhares de animais de estimação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.