Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde foram vacinados 468.243 cães e gatos
Alagoas ultrapassou a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica, que corresponde a 80% dos 588.750 cães e gatos preconizados. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta sexta-feira (31), foram vacinados 80,8% do público-alvo, o que corresponde a 468.243 felinos e caninos.
A campanha deste ano foi iniciada no dia 22 de setembro e encerrada nesta sexta-feira (31). A imunização foi realizada nas áreas urbanas e rurais dos 102 municípios alagoanos e, cada um deles, definiu suas estratégias de vacinação e locais onde os tutores deveriam levar seus animais.

Segundo o médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim, a campanha de vacinação antirrábica de 2025 cumpriu a meta de garantir a segurança clínica da população. “A imunização desses animais é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana, que é uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade”, destacou.
Raiva humana
A raiva humana é uma doença neurológica viral, geralmente mortal, transmitida para humanos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de um mamífero infectado. A prevenção envolve a vacinação de cães e gatos, a busca imediata por atendimento médico em caso de agressão por animal e, em alguns casos, a aplicação de vacina e soro antirrábico.
O Ministério da Saúde determinou a meta de erradicação da raiva humana em território nacional até o ano de 2030. “Alagoas segue em sua missão de combater à doença, trabalhando para o sucesso dessa campanha que irá salvar vidas humanas e assegurar a boa saúde de milhares de animais de estimação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
