Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde foram vacinados 468.243 cães e gatos
Alagoas ultrapassou a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica, que corresponde a 80% dos 588.750 cães e gatos preconizados. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta sexta-feira (31), foram vacinados 80,8% do público-alvo, o que corresponde a 468.243 felinos e caninos.
A campanha deste ano foi iniciada no dia 22 de setembro e encerrada nesta sexta-feira (31). A imunização foi realizada nas áreas urbanas e rurais dos 102 municípios alagoanos e, cada um deles, definiu suas estratégias de vacinação e locais onde os tutores deveriam levar seus animais.

Segundo o médico veterinário da Sesau, Clarício Bugarim, a campanha de vacinação antirrábica de 2025 cumpriu a meta de garantir a segurança clínica da população. “A imunização desses animais é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana, que é uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade”, destacou.
Raiva humana
A raiva humana é uma doença neurológica viral, geralmente mortal, transmitida para humanos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de um mamífero infectado. A prevenção envolve a vacinação de cães e gatos, a busca imediata por atendimento médico em caso de agressão por animal e, em alguns casos, a aplicação de vacina e soro antirrábico.
O Ministério da Saúde determinou a meta de erradicação da raiva humana em território nacional até o ano de 2030. “Alagoas segue em sua missão de combater à doença, trabalhando para o sucesso dessa campanha que irá salvar vidas humanas e assegurar a boa saúde de milhares de animais de estimação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
