Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Ação do Governo de Alagoas aproxima serviços públicos da comunidade e fortalece os vínculos comunitários
O Governo de Alagoas promoveu, neste sábado (1), a primeira edição do programa Corações da Paz nas Escolas no bairro do Benedito Bentes I, em Maceió. Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a ação aconteceu na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva e beneficiou milhares de moradores da parte alta da capital com atendimentos gratuitos.
Com foco na prevenção à violência e inclusão social em territórios vulneráveis, o programa promove a articulação entre diversos órgãos e secretarias de Estado para atender às demandas da comunidade e fomentar o desenvolvimento local por meio de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência, educação, esporte, cultura e lazer.

Entre os serviços oferecidos estiveram a emissão de mais de 20 documentos, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro no Cartão Cria, solicitação de seguro-desemprego, serviços relacionados à conta Gov.br, consultas sobre descontos indevidos no INSS, entre outros. A população também contou com orientação jurídica e assistencial e workshops preparatórios para o mercado de trabalho.
Na área da saúde, a estrutura montada pela Seprev garantiu atendimento clínico, pediátrico e psicológico, exames laboratoriais, consultas odontológicas, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, agendamento para inserção de DIU e atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O público ainda pôde usufruir de serviços de bem-estar e estética, como corte de cabelo.

Maria Roseane, moradora do Benedito Bentes I, aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via da identidade, emitir a certidão de nascimento para as duas sobrinhas pequenas e ainda fazer um check-up na saúde. “Foi muito bom termos um complexo como esse perto de casa, oferecendo tantos serviços em um único lugar. Isso é importante para nós, que podemos resolver nossas coisas de graça e sem a dificuldade do deslocamento”, afirmou.
Crianças e adolescentes também tiveram espaço garantido nas atividades recreativas, com torneios de futsal, vôlei, aulas de taekwondo, jiu-jitsu e ballet, tênis de mesa, atividades lúdicas e partidas de videogame no PlayStation 5. Apresentações culturais enriqueceram a programação com a participação da Banda Ronda no Bairro e da Casa da Cultura Hip Hop.

“A expansão do Corações da Paz nas Escolas para o Benedito Bentes marca um novo passo na estratégia do Governo de Alagoas de levar cidadania e prevenção a todas as regiões de Maceió. Nosso objetivo é consolidar o programa como uma presença constante nas comunidades, oferecendo serviços, oportunidades e esperança para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.

O lançamento do Corações da Paz nas Escolas no bairro do Benedito Bentes contou com a presença do deputado federal Rafael Brito, apoiador do projeto, e do coordenador do Programa Alagoas Sem Fome, Paulo Mendonça.

Mais de 50 mil atendimentos no Vergel
Desde sua inauguração no Vergel do Lago, o Corações da Paz nas Escolas já ultrapassou 50 mil atendimentos, transformando realidades e ampliando o acesso da população a serviços essenciais. Com o novo polo inaugurado no Benedito Bentes, as ações passam a ocorrer simultaneamente nas duas regiões, ampliando o alcance e consolidando o Corações da Paz nas Escolas como uma das principais políticas públicas de prevenção à violência e fortalecimento social do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
