Política

Nelson Tenório assume presidência interina do PDT em Alagoas

Reunião da diretoria estadual definiu a transição; Ronaldo Lessa seguirá atuando estrategicamente e partido mantém análise permanente da conjuntura política para 2026

Por 7Segundos com Assessoria 06/11/2025 18h06
Nelson Tenório assume presidência interina do PDT em Alagoas
Nelson Tenório durante reunião da diretoria estadual do PDT em Maceió, onde assumiu a presidência interina do partido - Foto: Assessoria

O vice-presidente estadual do PDT, Nelson Tenório, assumiu interinamente a presidência do partido em Alagoas, após a licença por tempo indeterminado do presidente Ronaldo Lessa. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira (6), durante reunião da diretoria estadual realizada na sede do PDT, em Maceió.

Ronaldo Lessa explicou que a licença não representa um afastamento político, mas uma mudança estratégica de atuação. O presidente licenciado continuará atuando nos bastidores do partido, contribuindo com o planejamento político e as articulações internas.
Paralelamente, como vice-governador de Alagoas, Lessa ampliará suas ações institucionais, em razão das novas solicitações apresentadas pelo governador Paulo Dantas, fortalecendo a cooperação entre a Vice-Governadoria e o Governo do Estado.

A decisão reforça o papel de Ronaldo Lessa como uma das principais lideranças políticas de Alagoas, com trajetória marcada por dois mandatos como governador, passagem pela Prefeitura de Maceió e atuação como deputado federal.
Além da representatividade institucional, Lessa mantém forte presença nas redes sociais, ampliando sua contribuição para o debate público e a articulação política no Estado.

As eleições de 2026 seguem entre as pautas permanentes do PDT, que mantém uma análise contínua da conjuntura política e trabalha na formação e renovação de seus quadros com vistas à viabilização de chapas proporcionais e majoritárias.
Nesse contexto, o partido também vem dialogando com políticos de reconhecida representatividade e capilaridade eleitoral, que podem se integrar à legenda e fortalecer as chapas de 2026.

Por outro lado, entre os nomes que integram essa construção estão o próprio Ronaldo Lessa, Kátia Born, Alex NSC, Dilson Ferreira, João Folha e Arthur Lins, que representam diferentes frentes de atuação — administrativa, social e urbana — e convergem no propósito de fortalecer o projeto político do PDT em Alagoas.

Durante a reunião, Nelson Tenório destacou que sua meta à frente do PDT será aproximar ainda mais o partido da sociedade, reforçando o diálogo com diferentes setores e reafirmando sua identidade democrática e popular.

Outra pauta tratada foi a ampliação das atividades da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) em Alagoas, coordenada pelo jornalista Alexandre Câmara, que solicitou reunião com o novo presidente do PDT para alinhar as próximas ações de formação política e debate de ideias em todo o Estado.

Com ampla trajetória na advocacia e participação ativa na vida pública, Nelson Tenório assume a direção do PDT reafirmando os valores históricos da legenda fundada por Leonel Brizola: defesa da democracia, da justiça social e do desenvolvimento nacional com soberania popular.

Com a nova configuração, o PDT de Alagoas segue em fase de consolidação política e fortalecimento institucional, mantendo sua tradição de formação, diálogo e articulação permanente em torno dos desafios do presente e das eleições de 2026.