Urbanização do Salgadinho avança, enquanto saneamento e canalização são concluídos
Etapa de saneamento chega a 99% dos serviços executados; canalização atinge 95% e urbanização está com 45% de execução
O Renasce Salgadinho, maior programa ambiental de Maceió, continua avançando com obras de saneamento e canalização na reta final dos serviços. Ao mesmo tempo em que o riacho está sendo recuperado, as obras de urbanização estão em ritmo acelerado em torno da Avenida Deputado Humberto Mendes, no Poço, onde está sendo construído um parque linear de 30.158 m².
A etapa de urbanização encontra-se com 45% de execução. As lajes das travessias que servirão para as áreas de convivência e contemplação estão em fase final de instalação. Também foram feitas melhorias no sistema de drenagem ao longo da avenida.
Os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) incluem a recuperação das vias próximas à Avenida Deputado Humberto Mendes, a construção de seis travessias e sete decks de contemplação, além de áreas de lazer equipadas com academias, playground e mobiliários urbanos modernos.
Saneamento
A etapa de saneamento do Renasce Salgadinho está com 99% dos serviços realizados. Foram construídas cinco estações elevatórias nos riachos Águas Férreas, Sapo, Gulandi, Pau d’Arco e Reginaldo, restando apenas alguns detalhes da automação das estações elevatórias que irão bombear os efluentes, através da tubulação, para que eles cheguem à estação de tratamento de esgoto e ao emissário submarino, na praia do Sobral. Por sua vez, o emissário lançará o esgoto sanitário tratado no mar, distante da costa.
Foram implantados mais de 7 km de tubos que irão conduzir o esgoto retirado dos riachos. A conexão de toda a tubulação com a estação de tratamento e o emissário submarino foi realizada. Atualmente, a concessionária BRK está fazendo a montagem da bomba para que, em breve, o sistema possa funcionar.
As cinco estações elevatórias em funcionamento irão bombear, em tempo seco, aproximadamente 30 mil litros de esgoto por minuto para a estação de tratamento da BRK, evitando, assim, que os efluentes cheguem até as praias de Cruz das Almas e da Avenida.
“É, sem dúvida, uma obra ambiental completa, que além de recuperar o Salgadinho está revitalizando todo o seu entorno, trazendo vida e beleza a um local que por muitos anos foi sinônimo de poluição e de vergonha para nossa cidade”, diz o vice-prefeito de Maceió e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha.
A canalização do Salgadinho, que compreende um trecho de aproximadamente 1 km nas imediações do Ministério Público Estadual, está com 95% de conclusão. Os trabalhos foram desde a escavação e a estabilização do leito até a construção do canal com paredes e piso de peças pré-moldadas de concreto.
O solo do riacho foi reforçado com pedras, nas quais foram sobrepostas as placas de pré-moldados. O processo garante maior segurança e regularização do fundo do canal. No momento, está em andamento a execução das vigas de travamento superiores nas laterais do canal, o que garantirá a estabilidade e a integridade estrutural da obra.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
