Saúde

Com mais de 700 mil atendimentos, Corujão da Saúde garante assistência em horário estendido

Atualmente, Maceió conta com 24 unidades de saúde que realizam atendimento no período noturno

Por 7Segundos, com Assessoria 08/11/2025 15h03
Com mais de 700 mil atendimentos, Corujão da Saúde garante assistência em horário estendido
Unidades de Saúde funcionam além do horário normal de expediente para atender mais pessoas - Foto: Arquivo Secom

Promover assistência e cuidado à população é um dos pilares da Prefeitura de Maceió. E isso pode ser contemplado através das diversas iniciativas da gestão na área da saúde pública, a exemplo do Corujão da Saúde. Com quatro anos de funcionamento, o Corujão da Saúde é um programa incluído em 24 unidades de saúde, espalhadas pela cidade, atendendo os maceioenses em horário estendido, das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Desde a sua implantação, em 2021, o Corujão da Saúde já realizou 708.751 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oportunizando atendimento àqueles que não conseguem ir até a unidade para realizar uma consulta ou exame dentro do horário comercial.

De acordo com o secretário da Saúde de Maceió, Claydson Moura, o programa foi pensado para garantir acesso aos serviços de saúde às pessoas que não podem se dirigir até a unidade durante o dia, em razão do trabalho ou outras atividades.

“O Corujão beneficia principalmente aquele cidadão ou cidadã que trabalha o dia inteiro e não consegue se ausentar do serviço para cuidar da saúde. Com isso, não há o porquê em se preocupar, pensamos nesse programa para dar acesso a quem mais precisa e garantir atendimento a todos, até mesmo em horário noturno”, destacou.

Valdice Muniz é usuária da Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez e se sente grata pela oportunidade de usufruir dos serviços no horário estendido. Sem poder ir ao ao posto de saúde durante o dia devido ao trabalho, hoje, ela consegue comparecer à unidade para realizar um atendimento.

“O Corujão da Saúde tem sido muito importante para nós. Tem beneficiado muitas pessoas que trabalham durante o dia ou não têm tempo de ir ao médico. Quando saio do trabalho, por exemplo, vou direto para unidade receber atendimento”, afirmou a usuária.

Serviços disponíveis

O Corujão de Saúde dispõe de serviços como consultas médicas, vacinação, pré-natal e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez. Além disso, conta com atendimentos odontológicos, consultas de enfermagem, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, e atendimentos preventivos em hanseníase e tuberculose.

Os serviços acontecem por demanda espontânea, para ter acesso basta comparecer à uma unidade que tenha o Corujão da Saúde, munidos de Cartão SUS e documento com foto.

Unidades com Corujão da Saúde:

-UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
-UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
-UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
-UBS José Tenório (Serraria);
-UBS Durval Cortez (Prado);
-UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
-UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
-UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
-UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
-UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
-USF Jorge David Nasser (Ipioca);
-USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
-UBS Jardim São Francisco (Levada);
-UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
-URS Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
-URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
-URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);
-UBS João Macário (Santos Dumont);
-UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
-USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
-UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
-UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
-UBS Roland Simon (Vergel);
-UBS Geraldo Melo (Bom Parto).