Governo de Alagoas inaugura gasoduto no Distrito Industrial de Pilar
Investimentos de R$ 3 milhões contribuem com a expansão do uso de gás natural no Estado
O Governo de Alagoas inaugurou, nesta segunda-feira (10), o gasoduto do Distrito Industrial Prefeito Jorge Barbosa, localizado na cidade de Pilar. Com investimento de R$ 3 milhões, a obra é resultado do esforço da Algás para a expansão do uso do gás natural e o fortalecimento da infraestrutura energética do estado.
A nova estrutura possui 3,6 quilômetros de extensão, sendo 2,5 km em aço carbono e 1,1 km em polietileno de alta densidade (PEAD), ampliando a capacidade de distribuição de energia na região e garantindo suporte ao crescimento industrial local.
%20-24.jpg)
Representando o governador Paulo Dantas durante a solenidade, o secretário de Governo, Vitor Pereira, destacou a importância estratégica do investimento.
“Essa inauguração é fundamental, não só para Pilar, mas também para a região metropolitana de Maceió e para todo o estado de Alagoas. Esse gasoduto gerou 70 empregos diretos e tem capacidade para distribuir 50 mil m³ de gás por dia. Isso fará com que o Distrito Industrial de Pilar se valorize ainda mais como polo de investimento privado, e o governo de Alagoas se consolide, fornecendo energia acessível e limpa para pessoas e empresas”, afirmou.
Com a entrega do novo gasoduto, o Distrito Industrial de Pilar passa a contar com uma infraestrutura completa de dutos de aço e PEAD, substituindo o sistema provisório que atendia à fábrica de asfalto Capetro, primeira indústria instalada no local.
%20-04.jpg)
Segundo o diretor-presidente da Algás, Ediberto Omena, o projeto é resultado direto do planejamento estratégico da companhia. “A Algás trabalha com metas bem definidas. Já alcançamos a marca de 650 quilômetros de gasodutos implantados até o ano passado e nossa meta é chegar a 700 km em 2026. Para um estado pequeno como Alagoas, é um número expressivo. Ultrapassamos Sergipe e Pernambuco em extensão de rede. Estamos criando as condições para atrair mais indústrias, gerar empregos e movimentar a economia”, explicou.
O gasoduto PIL120003 tem início na derivação do duto PIL120001, nas proximidades do Hospital do Futuro, atravessa a BR-316 e segue até a estação ERP Pilar, na entrada do distrito industrial. É nessa estação que ocorre a redução de pressão do gás antes da distribuição às demais indústrias da região.
%20-23.jpg)
Infraestrutura que atrai investimentos
De acordo com o diretor comercial da Algás, Fábio Morgado, o novo gasoduto já desperta o interesse de novas empresas. “Essa infraestrutura representa um incentivo direto ao desenvolvimento industrial e econômico de Pilar. Já há confirmação de novas empresas que irão se instalar na região, e o fornecimento contínuo de gás natural é essencial para a operação dessas indústrias”, destacou.
Com a Lei do Gás e incentivos fiscais competitivos, Alagoas se consolida como um dos estados mais atrativos para investimentos no setor de energia.
“Essa legislação, construída em diálogo com o setor privado e a Assembleia Legislativa, tornou o gás alagoano o mais competitivo do Nordeste, permitindo novos investimentos e a expansão da rede”, afirmou o secretário Vitor Pereira.
O diretor Ediberto Omena reforçou também que a Lei do Gás e os incentivos do governo de Alagoas formam um cenário perfeito para o crescimento do estado. “Com gás mais barato, mais infraestrutura e incentivos estaduais e municipais, novas fábricas estão em negociação para se instalar no distrito de Pilar. O resultado será mais empregos, arrecadação e crescimento econômico para Alagoas.”
%20-20.jpg)
A cerimônia contou ainda com a presença da prefeita de Pilar, Fátima Rezende, da deputada estadual Fátima Canuto, entre outras autoridades municipais e representantes de empresas privadas como a Origem Energia e a Capetro.
Últimas notícias
Ritmo do maracatu Baque Alagoano e sarau de poesias marcam último encontro de 2025 do Expresso Leitura
MPAL, MPF e DPU ajuízam ação para obrigar Estado a implementar Fundo Estadual de Combate ao Câncer
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
