Cartões para as pessoas com deficiência e idosas passam a ser emitidos totalmente de forma virtual em AL
Identificações devem ser solicitadas pelo site https://ai.al.gov.br ou pelo aplicativo disponível par iOS e Android
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e os cartões para as pessoas com deficiência (CIPCD) e idosas passam a ser emitidos totalmente de forma virtual, pela plataforma digital Alagoas Inteligente. As solicitações desses documentos devem ser feitas pelo site https://ai.al.gov.br ou através do aplicativo da plataforma disponível para iOS e Android.
Sem sair de casa, de onde estiver e a qualquer hora, os interessados podem solicitar as identificações através do celular, computador ou notebook. Essa mudança desburocratiza, garante mais rapidez, praticidade e segurança, permitindo que o documento seja acessado e validado diretamente. Além disso, a iniciativa elimina a necessidade de impressão e a entrega física.
Central Já!
Esses documentos podem também ser solicitados diretamente nas unidades das centrais Já!. Para otimizar o atendimento e emissão digital das identificações, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu capacitações sobre esse sistema de emissão digital.
Além dos servidores das centrais Já! de Maceió e de Arapiraca, também receberam capacitação os atendentes dos centros de referências Especializado de Assistência Social (Creas) e de Assistência Social (Cras).
Quem havia feito o pedido da versão impressa dos documentos deve agora realizar o pedido nesse formato digital. Para quem ainda preferir ter o documento físico, o novo sistema também oferece essa possibilidade. Após gerar a carteirinha digital, o usuário poderá baixar o arquivo e, se desejar, imprimi-lo, garantindo autonomia e flexibilidade na forma de uso.
Tanto o CIPTEA e quanto o CIPCD garantem atendimento prioritário e atenção integral em serviços públicos e privados, como nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Já o cartão da pessoa idosa garante aos cidadãos com 60 anos ou mais e com renda de até dois salários mínimos, o direito de viajar gratuitamente ou com 50% de desconto no transporte intermunicipal no âmbito do estado.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
