Cartões para as pessoas com deficiência e idosas passam a ser emitidos totalmente de forma virtual em AL
Identificações devem ser solicitadas pelo site https://ai.al.gov.br ou pelo aplicativo disponível par iOS e Android
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e os cartões para as pessoas com deficiência (CIPCD) e idosas passam a ser emitidos totalmente de forma virtual, pela plataforma digital Alagoas Inteligente. As solicitações desses documentos devem ser feitas pelo site https://ai.al.gov.br ou através do aplicativo da plataforma disponível para iOS e Android.
Sem sair de casa, de onde estiver e a qualquer hora, os interessados podem solicitar as identificações através do celular, computador ou notebook. Essa mudança desburocratiza, garante mais rapidez, praticidade e segurança, permitindo que o documento seja acessado e validado diretamente. Além disso, a iniciativa elimina a necessidade de impressão e a entrega física.
Central Já!
Esses documentos podem também ser solicitados diretamente nas unidades das centrais Já!. Para otimizar o atendimento e emissão digital das identificações, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu capacitações sobre esse sistema de emissão digital.
Além dos servidores das centrais Já! de Maceió e de Arapiraca, também receberam capacitação os atendentes dos centros de referências Especializado de Assistência Social (Creas) e de Assistência Social (Cras).
Quem havia feito o pedido da versão impressa dos documentos deve agora realizar o pedido nesse formato digital. Para quem ainda preferir ter o documento físico, o novo sistema também oferece essa possibilidade. Após gerar a carteirinha digital, o usuário poderá baixar o arquivo e, se desejar, imprimi-lo, garantindo autonomia e flexibilidade na forma de uso.
Tanto o CIPTEA e quanto o CIPCD garantem atendimento prioritário e atenção integral em serviços públicos e privados, como nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Já o cartão da pessoa idosa garante aos cidadãos com 60 anos ou mais e com renda de até dois salários mínimos, o direito de viajar gratuitamente ou com 50% de desconto no transporte intermunicipal no âmbito do estado.
Últimas notícias
Ministério Público cobra informações sobre alvarás e licenças para a construção da sede da Oplit na Praça Gogó da Ema
Obras da nova Orla do Porto de Maceió entram na reta final
Megaoperação reintegra posse de área ocupada pelo MST na zona rural de Arapiraca
Aliados de Bolsonaro tentam mostrar a Moraes que Papuda não têm condições de receber ex-presidente
Adolescentes são apreendidos com simulacro de arma de fogo no Parque Centenário
Aliados de Nivaldo Albuquerque comemoram decisão que derruba mandato de Paulão
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
