Obras para retorno da passagem do VLT nos bairros do Mutange e Bebedouro são iniciadas
O impedimento para a passagem do VLT no bairro ocorreu em 2020 após descoberta da causa do afundamento do solo que atingiu cinco bairros da capital alagoana
A obra para retomar a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos bairros do Mutange e Bebedouro, em Maceió, já iniciou. Os trabalhos estão na fase inicial de terraplanagem do solo, para que posteriormente sejam colocados os trilos. O retorno de utilização do local está previsto para 2027, após os próximos passos da obra até a instalação dos trilhos e das tecnologias de monitoramento.
O impedimento para a passagem do VLT no bairro ocorreu em 2020 após descoberta da causa do afundamento do solo que atingiu cinco bairros da capital alagoana. Em 2024, técnicos da Defesa Civil de Maceió, incluindo o coordenador-geral Abelardo Nobre, estiveram no Japão com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e visitaram o Railroad Technical Research Institute para conhecer as melhores práticas internacionais no gerenciamento de emergência sísmico ferroviário.
Na oportunidade, conheceram como funciona o sistema e os métodos de comunicação que são fundamentais para proteger vidas e mitigar os impactos de desastres. E, para que a circulação do VLT seja possível e ocorra de forma segura, o órgão municipal repassou uma série de recomendações de segurança que devem ser rigorosamente cumpridas.
Saiba quais foram as principais recomendações:
1. É imprescindível a decisão das obras de estabilização e contenção da encosta do Mutange, que mitigarão o risco de movimento de massa na região. Trabalho que já está sendo realizado;
2. Os trilhos situados no trecho da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro devem ser equipados com tecnologias de mitigação de riscos operacionais e monitoramento em tempo real, permitindo a detecção de alterações em sua geometria e deformações na região dos dormentes, a fim de garantir uma operação segura para os usuários do Veículo Leve sobre Trilho (VLT);
3. Considerando os dados de monitoramento e os estudos realizados, que indicam a manifestação positiva entre a redução da velocidade de deslocamento e as atividades de preenchimento das cavidades com areia (backfilling), torna-se evidente a necessidade de continuidade no preenchimento das cavidades 20/21, 27, 15 e demais possíveis para dar segurança à passagem do trem. As cavidades 27 e 15 já foram completamente preenchidas e, as cavidades 20/21 estão em andamento;
4. O trecho da linha férrea localizado na Av. Major Cícero de Góes Monteiro, entre o antigo Colégio Bom Conselho e a ladeira da Gruta do Padre Cícero Romão Batista, independentemente da operação, deverá permanecer sob monitoramento contínuo realizado pela Defesa Civil de Maceió e demais órgãos competentes.
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