Turismo

Governo de Alagoas entrega escritura e viabiliza novo resort Vila Galé em Coruripe

Terreno de 11,8 hectares na Praia de Miaí de Cima receberá dois empreendimentos hoteleiros e deve gerar até 600 empregos no Litoral Sul

Por 7Segundos com Agência Alagoas 13/11/2025 18h06
Governo de Alagoas entrega escritura e viabiliza novo resort Vila Galé em Coruripe
Governador Paulo Dantas entrega escritura que vai viabilizar instalação de novo resort - Foto: Edvan Ferreira

O governador Paulo Dantas formalizou, nesta quinta-feira (13), a entrega da escritura da área de 11,8 hectares onde serão construídos dois empreendimentos do Grupo Vila Galé, na Praia de Miaí de Cima, em Coruripe. A solenidade contou com a presença do empresário Jorge Rebelo de Almeida, fundador do grupo, da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, e do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.

A assinatura marca a conclusão dos trâmites legais por parte do Governo de Alagoas, permitindo que o grupo avance na obtenção das licenças finais e dê início às obras do “Vila Galé Coruripe Alagoas – Resort Hotel, Beach & Spa”, que representa um investimento superior a R$ 200 milhões.

Em abril, o governador havia sancionado o projeto de lei que autorizou a alienação do bem público em decorrência dos incentivos locacionais concedidos pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

“Para chegarmos até aqui, foi um trabalho em rede. Fizemos um grande esforço na área fazendária, promovendo ajuste fiscal que possibilitou ações como o pagamento de pouco mais de R$ 20 milhões, permitindo a doação da área ao Vila Galé. O grupo vai gerar de 500 a 600 empregos e transformar a realidade daquela região”, destacou o governador Paulo Dantas.

Previsão de entrega e expansão do turismo


Durante o evento, Jorge Rebelo destacou o apoio do Governo de Alagoas e elogiou a agilidade dos trâmites. “É sempre um prazer muito grande chegar a Alagoas. Não tenho dúvidas de que este empreendimento também será um sucesso. A pedido do governador, vamos agilizar para entregar pelo menos um dos hotéis até dezembro de 2026. Alagoas tem se destacado na formação de profissionais e na criação de um ecossistema perfeito para o setor hoteleiro”, afirmou o empresário.

Em Coruripe, serão construídos dois empreendimentos: o Hotel Vila Galé Nep Kids, com 350 apartamentos, e o Hotel Vila Galé Collection, com 144 apartamentos.

A secretária de Turismo, Bárbara Braga, destacou que o estado vive um momento de expansão do setor hoteleiro, com crescimento expressivo em novos investimentos.

“Atualmente, 24 novos empreendimentos estão em construção ou anunciados para conclusão até 2028, o que representará cerca de 9 mil novos leitos e mais de 1.300 empregos diretos. O crescimento do segmento de alojamento e alimentação foi de aproximadamente 25% em 2022, e o Vila Galé é parte essencial desse avanço”, afirmou.

O prefeito Marcelo Beltrão também ressaltou o papel decisivo do Governo do Estado. “O governador Paulo Dantas e toda a equipe conseguiram viabilizar a chegada do Vila Galé a Coruripe. Agradeço o empenho, a coragem e a disponibilidade do Governo em alavancar o turismo na Região Sul”, disse.

Sobre o Grupo Vila Galé

O Grupo Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros de Portugal e ocupa a 120ª posição no ranking mundial das 200 maiores empresas de hotelaria da revista Hotels. A empresa administra 44 unidades hoteleiras — 32 em Portugal, 10 no Brasil, 1 em Cuba e 1 na Espanha.

Em Alagoas, o grupo inaugurou em 2022 o Vila Galé Alagoas Resort, na Barra de Santo Antônio, com 492 apartamentos, centro de convenções de 2.000 m² para até 1.200 pessoas, além de ampla estrutura de lazer e bem-estar, incluindo quatro piscinas, sete restaurantes, cinco bares, clube infantil com parque aquático, spa e boate.

A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama, Julia Britto Dantas, do secretário de Governo, Vitor Pereira, do secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, da secretária de Governança, Poliana Santana, da procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, e de outras autoridades estaduais e municipais.