Brasil

ONU reclama de falta de estrutura na COP30 e governo Lula rebate

Além da falta de estrutura, ONU criticou falhas na segurança da COP30 após manifestantes tentarem invadir área restrita do evento

Por Metrópoles 13/11/2025 19h07
ONU reclama de falta de estrutura na COP30 e governo Lula rebate
Além da falta de estrutura, ONU criticou falhas na segurança da COP30 após manifestantes tentarem invadir área restrita do evento - Foto: Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou, em carta enviada ao governo do Brasil, a segurança e infraestrutura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), e cobrou providências das autoridades brasileiras.

A informação foi revelada nesta quinta-feira (13/11) pela Bloomberg Línea. De acordo com a publicação, a carta assinada pelo secretário-executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, foi enviada nessa quarta-feira (12/11).

A correspondência teria sido endereçada ao Ministério da Casa Civil, ao Governo do Pará e ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.

A reclamação por parte da ONU surge após um protesto de ativistas que ocorreu na sede do evento, na noite de terça-feira (11/11). Na ocasião, um grupo de manifestantes, que incluía indígenas, tentou invadir a Blue Zone, área dedicada às principais negociações da conferência.