Acidentes

Explosão em depósito clandestino de fogos deixa um morto, 10 feridos e 21 casas afetadas em SP

No imóvel que ocorreu a explosão funcionava na parte dos fundos um depósito irregular de fogos de artifíci

Por G1 14/11/2025 08h08 - Atualizado em 14/11/2025 08h08
Explosão em depósito clandestino de fogos deixa um morto, 10 feridos e 21 casas afetadas em SP
Explosão na Zona Leste de São Paulo - Foto: Reprodução

A explosão seguida de um incêndio registrada na noite de quinta-feira (13) na Rua Francisco Bueno, na região do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, deixou um homem morto e ao menos 10 pessoas feridas.

No imóvel em que ocorreu a explosão funcionava, na parte dos fundos, um depósito irregular de fogos de artifício. A casa ficou completamente destruída.

Segundo a Defesa Civil municipal, ao menos 21 imóveis vizinhos da rua foram interditados. Os moradores foram levados para as casas de parentes.

Uma moradora da rua relatou o desespero após a explosão que provocou destruição na esquina das avenidas Celso Garcia e Salim Farah Maluf.

Ainda não se sabe o que causou a explosão. Um raio de três quarteiros da explosão teve casas prejudicadas.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu por volta das 19h45, e a suspeita é de que um galpão de fogos de artifício tenha explodido.

Várias residências e carros foram atingidos. Oito viaturas foram enviadas ao local para prestar socorro.

"Moro num prédio aqui próximo, na Celso Garcia, e vimos um clarão muito forte, e prateleiras foram quebradas. A sala ficou uma destruição. Corremos para a janela e vimos como se fosse uma noite de Ano Novo. Fogo começou a pegar nas casas vizinhas ao local", disse Marcilda à Globonews.

Outra moradora da região, disse que foi surpreendida com o barulho enquanto assistia à televisão em casa.

Eu estava na cama vendo novela. Só ouvi um barulho terrível e a janela voou, a cortina caiu, caiu tudo, e um pó terrível entrou no meu quarto.
— Moradora do Tatuapé, em entrevista à TV Globo


"Estamos trabalhando com cautela para poder verificar se tem outra evidência clara quanto aos explosivos e, possivelmente, vamos passar para a Polícia Civil para ver se tem evidência maior sobre essa casa. Ainda não podemos dizer que é clandestina, porque não localizamos o dono, mas sabemos que é um depósito de fogos de artifício", afirmou um oficial do Corpo de Bombeiro.

E ressaltou: "Evidências mostram, e que passamos para a Polícia Civil, que seriam fogos que seriam usados em balões. Ainda não sabemos a causa da explosão, mas vítimas sabemos que tem, mas leves".

Na Rua Francisco Bueno, ao lado do local da explosão, é possível observar carros destruídos, pedaços de muro, madeira e poeira. Por volta das 20h45, havia ainda foco de incêndio em um quintal.

Em imagens obtidas pela TV Globo, é possível observar uma enorme nuvem de fumaça e moradores de prédios próximos ao local assustados com a explosão. Também é possível ver fogos de artifício estourando próximos a um edifício.

Segundo moradores, o impacto quebrou vidros de vários apartamentos em um prédio que fica próximo ao local da explosão. Carros estacionados nas ruas do entorno também foram danificados.