Giro das Tradições recebe Samba K’Posú Betá na próxima terça-feira (18); a entrada é gratuita
Iniciativa do Instituto de Vivências Artísticas (IVA) com apoio da Secretaria de Estado do Turismo
Na próxima terça-feira, 18 de novembro, às 19h, o público poderá assistir gratuitamente ao Samba K’Posú Betá, dentro da programação do Giro das Tradições: No Movimento da Cultura Viva, no Theatro Homerinho, no Jaraguá. Primeiro grupo de samba de roda de Alagoas, o K’Posú Betá é também um dos maiores guardiões de uma tradição ancestral que atravessa séculos e segue pulsando com força, axé e resistência.
Pensado para valorizar manifestações tradicionais e promover encontros entre artistas, comunidades e público, o Giro das Tradições tem se consolidado como um espaço de celebração da memória e dos saberes que formam a identidade cultural alagoana. A cada edição, o palco do Homerinho acolhe grupos que mantêm vivas práticas ancestrais, reafirmando a importância da cultura popular como instrumento de pertencimento, resistência e continuidade histórica.
O Giro das Tradições é uma iniciativa do Instituto de Vivências Artísticas (IVA) com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL). A classificação é livre.
Tradição que atravessa séculos
Criado em 2015 no Ilè N’ifé Omi Omo Posú Betá, o Samba K’Posú Betá nasceu da tradição preservada pela Matriarca Mãe Mirian, Patrimônio Vivo de Alagoas, Doutora Honoris Causa pela UFAL, Ialorixá e Mestra do Samba de Roda K’Posú Betá. A manifestação tem origem no Recôncavo baiano, no século XVII, a partir do semba africano trazido por pessoas escravizadas de Angola, unindo música, dança e religiosidade.
O grupo mantém essa herança viva com instrumentos tradicionais, baianas coreográficas e referências aos Orixás, ao humor e ao cotidiano. A tradição começou dentro do terreiro, em celebrações conduzidas por Mãe Mirian, e evoluiu para apresentações públicas que evidenciam que o terreiro também produz cultura. Hoje, o grupo reúne 22 integrantes e desenvolve figurinos, composições, oficinas e ações culturais.
Reconhecido pelo IPHAN e pela UNESCO como patrimônio imaterial, o samba de roda segue vivo e, em Alagoas, o K’Posú Betá é um dos principais responsáveis por sua preservação.
Serviço
Giro das Tradições – Samba K’Posú Betá
Data: 18 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Theatro Homerinho
Entrada gratuita | Classificação livre
Últimas notícias
Parada Natalina promete trazer brilho do Natal para Porto Calvo neste sábado
Colisão entre dois caminhões de carga deixa uma pessoa morta na BR-101
Prefeitura de Junqueiro entrega cestas básicas a famílias atendidas pela Casa da Sopa
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
