Giro das Tradições recebe Samba K’Posú Betá na próxima terça-feira (18); a entrada é gratuita
Iniciativa do Instituto de Vivências Artísticas (IVA) com apoio da Secretaria de Estado do Turismo
Na próxima terça-feira, 18 de novembro, às 19h, o público poderá assistir gratuitamente ao Samba K’Posú Betá, dentro da programação do Giro das Tradições: No Movimento da Cultura Viva, no Theatro Homerinho, no Jaraguá. Primeiro grupo de samba de roda de Alagoas, o K’Posú Betá é também um dos maiores guardiões de uma tradição ancestral que atravessa séculos e segue pulsando com força, axé e resistência.
Pensado para valorizar manifestações tradicionais e promover encontros entre artistas, comunidades e público, o Giro das Tradições tem se consolidado como um espaço de celebração da memória e dos saberes que formam a identidade cultural alagoana. A cada edição, o palco do Homerinho acolhe grupos que mantêm vivas práticas ancestrais, reafirmando a importância da cultura popular como instrumento de pertencimento, resistência e continuidade histórica.
O Giro das Tradições é uma iniciativa do Instituto de Vivências Artísticas (IVA) com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL). A classificação é livre.
Tradição que atravessa séculos
Criado em 2015 no Ilè N’ifé Omi Omo Posú Betá, o Samba K’Posú Betá nasceu da tradição preservada pela Matriarca Mãe Mirian, Patrimônio Vivo de Alagoas, Doutora Honoris Causa pela UFAL, Ialorixá e Mestra do Samba de Roda K’Posú Betá. A manifestação tem origem no Recôncavo baiano, no século XVII, a partir do semba africano trazido por pessoas escravizadas de Angola, unindo música, dança e religiosidade.
O grupo mantém essa herança viva com instrumentos tradicionais, baianas coreográficas e referências aos Orixás, ao humor e ao cotidiano. A tradição começou dentro do terreiro, em celebrações conduzidas por Mãe Mirian, e evoluiu para apresentações públicas que evidenciam que o terreiro também produz cultura. Hoje, o grupo reúne 22 integrantes e desenvolve figurinos, composições, oficinas e ações culturais.
Reconhecido pelo IPHAN e pela UNESCO como patrimônio imaterial, o samba de roda segue vivo e, em Alagoas, o K’Posú Betá é um dos principais responsáveis por sua preservação.
Serviço
Giro das Tradições – Samba K’Posú Betá
Data: 18 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Theatro Homerinho
Entrada gratuita | Classificação livre
Últimas notícias
Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir STF
Justiça do Rio suspende falência da Oi decretada dias antes por juíza
MPAL abre procedimento administrativo para apurar fuga de major da PM que matou o próprio filho
Vida Nova nas Grotas inicia sua 68ª obra em Alagoas
AMA promove reunião para orientar prefeitos e secretários sobre o novo Sistema Nacional de Educação
Giro das Tradições recebe Samba K’Posú Betá na próxima terça-feira (18); a entrada é gratuita
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
