Vida Nova nas Grotas inicia sua 68ª obra em Alagoas
O programa acumula três premiações, sendo duas internacionais e uma do Governo Federal, através do Ministério das Cidades
Atuante em Alagoas desde 2015, o programa Vida Nova nas Grotas, executado pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), acumula 10 anos de obras em diversas cidades, com destaque para a capital, Maceió, além dos municípios de Penedo, Maragogi, Coqueiro Seco, totalizando 64 obras concluídas.
Com 10 anos de experiência em transformar a vida de milhares de alagoanos, o programa inicia agora sua 68ª obra, em São Miguel dos Milagres, na Grota Boa Esperança. A obra conta com a construção de escadarias, passeios, sistema de drenagem, entre outras melhorias.
Paulo Bandeira, coordenador estadual do Programa Vida Novas nas Grotas, destaca que além do início das obras em São Miguel dos Milagres, também tem a implantação das obras da Grota Vale da Esperança, no bairro de Antares, em Maceió.

“São obras estruturantes nessas comunidades, que levam dignidade e cidadania às famílias que residem nessas grotas”, explica Paulo Bandeira.
Entre as diversas obras já inauguradas pelo programa, é possível destacar os brilhantes trabalhos em Maceió, como a Grota da Goiabeira, em Fernão Velho.
“Os serviços feitos em cada canto da Goiabeira estão facilitando e muito a vida de cada morador”, afirmou a líder comunitária e presidente da ONG Viva Mundaú, Simone Acioly, que sempre destaca a satisfação com as melhorias executadas pelas obras do Governo de Alagoas na localidade.
Premiado na Espanha e na Argentina, o programa foi reconhecido em 2024 pela Secretaria Nacional de Periferias, ligada ao Ministério das Cidades, vencendo em terceiro lugar a premiação Periferia Viva. Ainda em alusão ao seu reconhecimento, nacional e internacional, o programa foi alvo de visitas da Prefeitura de Niterói (RJ), que esteve presente em Alagoas, em março deste ano, para conhecer as obras e entender sua dinâmica, para a implantação de um programa similar no município fluminense.

“Nós conhecemos essa iniciativa do Governo de Alagoas, por meio das pesquisas e estudos que estamos fazendo com a equipe da prefeitura, e por meio do Alex {Rosa}, que trabalha no Onu-Habitat, que tem essa parceria com o governo há bastante tempo e estamos verificando in loco esse programa”, afirmou Marcele Sardinha, secretária de Habitação e Regularização Fundiária de Niterói.
A alegria não se limita a obras em Maceió, sendo um sentimento compartilhado também pelos moradores do Alto da Boa Vista, em Maragogi, Litoral Norte do Estado.
“Agora temos mais segurança para subir e descer as escadarias”, pontuou a dona de casa Maria José da Silva, moradora há anos da comunidade da região norte do estado.
Além das obras de transformação, o Vida Nova nas Grotas vem atuando na manutenção de Grotas já revitalizadas, com quatro em execução em Maceió, nos bairros do Benedito Bentes, na Grota Boa Esperança, na Serraria, Grota Sambaia, e no Jacintinho, Grota das Piabas. As manutenções visam a boa conservação das obras, possíveis ajustes e melhorias, de forma a atender as necessidades dos moradores.
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
