Sesau AL passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
Iniciativa amplia a agilidade e segurança no compartilhamento de informações
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) passou a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O programa faz parte da plataforma oficial de integração de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao Ministério da Saúde.
O sistema é uma iniciativa do Programa Conecte SUS, criado pelo Governo Federal, segundo esclarece o assessor técnico da Gerência de Atenção Primária da Sesau, Ernestino Veiga.
“A Rede Nacional de Dados em Saúde tem como objetivo reunir dados de todas as unidades federativas do país em uma única plataforma”, explicou.
Ainda de acordo com Ernestino Veiga, essa integração permite o compartilhamento seguro, ágil e integrado de informações em saúde. “Desse modo, a Sesau irá contribuir para a transformação digital do SUS no Estado”, destacou o assessor técnico.
Ernestino destacou que entre os benefícios da integração na RNDS estão a continuidade do cuidado, uma vez que os dados dos pacientes estarão armazenados. O sistema também permitirá a maior qualificação em tomadas de decisão médicas, a otimização de recursos e a evolução tecnológica do SUS.
“Profissionais de saúde terão acesso ao histórico completo dos pacientes, independentemente de onde o atendimento anterior ocorreu. No caso dos gestores, eles poderão utilizar bancos de dados confiáveis para subsidiar análises objetivas da situação sanitária e embasar a elaboração de políticas e programas de saúde”, ressaltou o assessor técnico da Sesau.
Para o secretário de Estadual da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a integração representa um marco na assistência pública de saúde. “A RNDS permite o acesso a dados sobre o histórico clínico do paciente em qualquer lugar do país, o que amplia a segurança clínica e efetividade de toda a rede de assistência pelo SUS”, reforçou.
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
