Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
No terceiro trimestre deste ano, 64,2% dos empregados no setor privado tinham carteira de trabalho assinada
Alagoas registrou o segundo maior volume de trabalhadores com carteira assinada do Nordeste no terceiro trimestre deste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta sexta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o estudo, a taxa de trabalhadores formais no setor privado chegou a 64,2%. Na região, o índice só fica atrás do registrado no Rio Grande do Norte (69,4%). Alagoas aparece à frente de Pernambuco, que ocupa o terceiro lugar, com 61,5%, Sergipe (60,1%) e Bahia (59,3%).

No Brasil, segundo a pesquisa, 74,4% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada, no 3º trimestre de 2025, Os maiores percentuais estavam em Santa Catarina (88,0%), São Paulo (82,8%) e Rio Grande do Sul (82,0%) e os menores, no Maranhão (51,9%), Piauí (52,4%) e Paraíba (55,3%).
Pnad Contínua mostra também que a taxa de desemprego ficou estável, em 7,7% - uma leve alta de 0,2% ante o segundo trimestre. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa também mostrou estabilidade, com uma retração de 0,1%. O percentual de 7,7% apurado no 3º trimestre deste ano corresponde a um contingente de 101 mil pessoas desocupadas.
Segundo o IBGE, os dados divulgados nesta sexta-feira (14) contemplam a reavaliação da série histórica da Pnad Continua, já divulgada no último dia 31 de julho. “A reponderação da pesquisa em 2025 considera os totais populacionais das Projeções de Populações, divulgadas em 2024, que incorporam os resultados do último Censo Demográfico, realizado em 2022”, ressalta o órgão, em nota.
Últimas notícias
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
