Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
No terceiro trimestre deste ano, 64,2% dos empregados no setor privado tinham carteira de trabalho assinada
Alagoas registrou o segundo maior volume de trabalhadores com carteira assinada do Nordeste no terceiro trimestre deste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta sexta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o estudo, a taxa de trabalhadores formais no setor privado chegou a 64,2%. Na região, o índice só fica atrás do registrado no Rio Grande do Norte (69,4%). Alagoas aparece à frente de Pernambuco, que ocupa o terceiro lugar, com 61,5%, Sergipe (60,1%) e Bahia (59,3%).

No Brasil, segundo a pesquisa, 74,4% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada, no 3º trimestre de 2025, Os maiores percentuais estavam em Santa Catarina (88,0%), São Paulo (82,8%) e Rio Grande do Sul (82,0%) e os menores, no Maranhão (51,9%), Piauí (52,4%) e Paraíba (55,3%).
Pnad Contínua mostra também que a taxa de desemprego ficou estável, em 7,7% - uma leve alta de 0,2% ante o segundo trimestre. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa também mostrou estabilidade, com uma retração de 0,1%. O percentual de 7,7% apurado no 3º trimestre deste ano corresponde a um contingente de 101 mil pessoas desocupadas.
Segundo o IBGE, os dados divulgados nesta sexta-feira (14) contemplam a reavaliação da série histórica da Pnad Continua, já divulgada no último dia 31 de julho. “A reponderação da pesquisa em 2025 considera os totais populacionais das Projeções de Populações, divulgadas em 2024, que incorporam os resultados do último Censo Demográfico, realizado em 2022”, ressalta o órgão, em nota.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
