Projeto Poste Limpo chega a quatro grandes avenidas de Maceió
Trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (18) na Av. Gustavo Paiva e seguirão por outras vias da capital
O Projeto Poste Limpo vem transformando a paisagem urbana de Maceió ao retirar a fiação obsoleta que ocupa o espaço público provocando poluição visual e riscos ao trânsito de pedestres e veículos. Em uma realização da Prefeitura de Maceió, através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), o projeto chega nesta terça-feira (18) a grandes avenidas da capital alagoana.
Os trabalhos serão iniciados pela Avenida Gustavo Paiva, na Mangabeiras, próximo ao shopping Maceió no sentido Centro. A programação da Ilumina terá continuidade com frentes simultâneas a partir da próxima semana, abrangendo a Avenida Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e Avenida Leste-Oeste. Em paralelo, os técnicos atuarão também no Pontal da Barra, na região que abriga as tradicionais rendeiras do bairro, com impacto direto no turismo e no comércio.
O diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, destaca o caráter inovador e a benfeitoria que estas ações estão trazendo para a cidade.
“O primeiro e mais importante ponto é a segurança da população, porque a retirada desse material minimiza riscos de incêndios, curtos-circuitos. Somente este já é um feito grande, mas o Poste Limpo atuou em praticamente toda a orla de Maceió, garantindo um embelezamento grande à cidade, que tem uma aptidão turística e comercial muito grande”, reforça de Melo.
Segundo o gestor, os trabalhos foram iniciados pela Orla de Maceió, mas a ideia é expandir e alcançar todas as grandes avenidas e os bairros da capital. “É um trabalho extenso, de longo prazo. Estas avenidas que estamos iniciando têm redes de telecomunicações antigas que já não são mais usadas e permanecem lá, então estas são demandas enfrentadas por todos os cidadãos e a Ilumina vai atuar para garantir que tenhamos mais segurança e que seja apresentado uma nova paisagem nas ruas de nossa cidade”, completou.
Com mais de 100 toneladas de fios inutilizáveis retirados dos postes desde o início das atividades, o Projeto Poste Limpo já alcançou bairros como o próprio Pontal da Barra na região da orla, além do Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Antares.

Técnicos da Ilumina e da Associação dos Provedores do Estado de Alagoas (Aspe-AL), entidade parceira na realização e execução do Poste Limpo, realizam a remoção de cabeamentos de telecomunicações inativos dos postes da cidade para torná-la mais segura, organizada e esteticamente agradável. Os serviços são desenvolvidos por técnicos especialistas para garantir que as redes ativas de internet e telefonia permaneçam funcionando e nenhum estabelecimento, empreendimento, indústria, comércio ou residência seja prejudicado.
A iniciativa retira fios obsoletos, como os de internet e telefonia que não estão mais em uso, evitando riscos de acidentes, incêndios e poluição visual.
Os fios restantes são organizados e compactados em filamentos únicos, e o material descartado é recolhido pela própria Prefeitura de Maceió para destinação ambientalmente correta.
Últimas notícias
Confira horários de funcionamento de feiras e mercados públicos no feriado da Consciência Negra
Procon Maceió divulga pesquisa de itens da cesta básica em novembro
Procon na Rua oferece atendimento e negociação de dívidas no Centro de Maceió
Semarh emite alerta para Estado de Atenção devido à baixa umidade no Sertão de Alagoas
Justiça Federal funciona em regime de teletrabalho nesta sexta-feira (21)
Polícia Civil apreende duas armas na casa de médico assassinado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
