Projeto Poste Limpo chega a quatro grandes avenidas de Maceió
Trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (18) na Av. Gustavo Paiva e seguirão por outras vias da capital
O Projeto Poste Limpo vem transformando a paisagem urbana de Maceió ao retirar a fiação obsoleta que ocupa o espaço público provocando poluição visual e riscos ao trânsito de pedestres e veículos. Em uma realização da Prefeitura de Maceió, através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), o projeto chega nesta terça-feira (18) a grandes avenidas da capital alagoana.
Os trabalhos serão iniciados pela Avenida Gustavo Paiva, na Mangabeiras, próximo ao shopping Maceió no sentido Centro. A programação da Ilumina terá continuidade com frentes simultâneas a partir da próxima semana, abrangendo a Avenida Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e Avenida Leste-Oeste. Em paralelo, os técnicos atuarão também no Pontal da Barra, na região que abriga as tradicionais rendeiras do bairro, com impacto direto no turismo e no comércio.
O diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, destaca o caráter inovador e a benfeitoria que estas ações estão trazendo para a cidade.
“O primeiro e mais importante ponto é a segurança da população, porque a retirada desse material minimiza riscos de incêndios, curtos-circuitos. Somente este já é um feito grande, mas o Poste Limpo atuou em praticamente toda a orla de Maceió, garantindo um embelezamento grande à cidade, que tem uma aptidão turística e comercial muito grande”, reforça de Melo.
Segundo o gestor, os trabalhos foram iniciados pela Orla de Maceió, mas a ideia é expandir e alcançar todas as grandes avenidas e os bairros da capital. “É um trabalho extenso, de longo prazo. Estas avenidas que estamos iniciando têm redes de telecomunicações antigas que já não são mais usadas e permanecem lá, então estas são demandas enfrentadas por todos os cidadãos e a Ilumina vai atuar para garantir que tenhamos mais segurança e que seja apresentado uma nova paisagem nas ruas de nossa cidade”, completou.
Com mais de 100 toneladas de fios inutilizáveis retirados dos postes desde o início das atividades, o Projeto Poste Limpo já alcançou bairros como o próprio Pontal da Barra na região da orla, além do Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Antares.

Técnicos da Ilumina e da Associação dos Provedores do Estado de Alagoas (Aspe-AL), entidade parceira na realização e execução do Poste Limpo, realizam a remoção de cabeamentos de telecomunicações inativos dos postes da cidade para torná-la mais segura, organizada e esteticamente agradável. Os serviços são desenvolvidos por técnicos especialistas para garantir que as redes ativas de internet e telefonia permaneçam funcionando e nenhum estabelecimento, empreendimento, indústria, comércio ou residência seja prejudicado.
A iniciativa retira fios obsoletos, como os de internet e telefonia que não estão mais em uso, evitando riscos de acidentes, incêndios e poluição visual.
Os fios restantes são organizados e compactados em filamentos únicos, e o material descartado é recolhido pela própria Prefeitura de Maceió para destinação ambientalmente correta.
Últimas notícias
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
Procon Alagoas promove último feirão do ano no Shopping Pátio Maceió
Rua Humberto Mendes é interditada para obra do Renasce Salgadinho
Ifal Maragogi celebra 15 anos de aniversário no Litoral Norte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
