Feriadão da Consciência Negra: Hemoal com escala especial para doação de sangue
Unidades situadas em Arapiraca e Maceió funcionam normalmente para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais
Os alagoanos interessados em doar sangue durante o Feriadão da Consciência Negra devem se atentar à escala especial do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). O funcionamento em dias e horários especiais das Unidades de Arapiraca e Maceió irá ocorrer a partir desta quinta-feira (20) e se estende até o sábado (22).
Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), fecha para doação de sangue nesta quinta-feira (20); abre na sexta-feira (21), das 7h às 17h; e fecha no sábado (22). A Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também fecha na quinta-feira (20); e abre na sexta (21); e no sábado (22), das 7h às 17h.
Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, que funciona próxima à Escola Alternativa, vai fechar para doação de sangue nesta quinta (20); abrir na sexta-feira (21), das 7h às 17h; e fechar no sábado (22). Durante os dias em que a coleta de sangue estiver suspensa, os equipamentos passarão por manutenção preventiva e o atendimento normal aos doadores de sangue será retomado na segunda (24).
Distribuição de Hemocomponentes
Simultaneamente as Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar internamente para abastecer de hemocomponentes os hospitais e as maternidades na capital e no interior do Estado. Com isso, as cirurgias eletivas e os casos de emergência que vierem a necessitar de transfusões sanguíneas, irão ocorrer normalmente.
Critérios para doar
Além de boa saúde, é necessário comparecer ao posto de coleta de sangue portando um documento oficial e original com foto. Também é necessário ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Os candidatos à doação de sangue não podem ser acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos para doar sangue. O voluntário deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.
É recomendado que o voluntário compareça ao posto de coleta bem alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos. Quanto aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.
Com relação aos menores de 18 anos, é necessário comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original com foto. Mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando.
Últimas notícias
Porto de Pedras se prepara para mais uma grande edição do Festival do Coco
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Primeiro navio da temporada 25/26 de cruzeiros chega a Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
