PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
Ações de patrulhamento e prevenção pretendem garantir maior presença policial em áreas de grande fluxo de pessoas; ações começam nesta quarta (19) e se estendem até o final de fevereiro de 2026
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) inicia nesta quarta-feira (19) a Operação Verão, com ações de reforço do policiamento em Maceió e na Região Metropolitana no período da alta temporada. As atividades se estendem até o final de fevereiro de 2026.
O efetivo de policiais militares será empregado extraordinariamente para o desenvolvimento das atividades de policiamento ostensivo, juntamente ao efetivo ordinário previamente escalado. As equipes serão distribuídas em patrulhas do policiamento a pé, no Centro da cidade, na orla marítima da capital e nos trechos de maior concentração de pessoas em praias e pontos turísticos nos litorais Norte e Sul.
As ações tiveram como ponto de partida a chegada do primeiro navio da temporada de cruzeiros 2025/2026, no Porto de Maceió, na manhã desta quarta. De acordo com o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnes, a chegada do navio Costa Favolosa dá início a um calendário robusto, que espera por inúmeras outras embarcações nos próximos meses, com expectativa de grande movimentação de turistas.
“A Polícia Militar vem se preparando para essa temporada com planejamento e estratégia. Por isso, mapeamos as áreas de maior necessidade para dispor nosso efetivo nesses locais. Além das praias, contemplaremos a região do Centro, além de pontos turísticos, como os artesanatos do bairro do Pontal da Barra, igrejas, museus, bibliotecas e demais locais que geralmente funcionam como destino turístico. Nos pontos previamente definidos, diariamente, serão em torno de dez viaturas, oito conjuntos do Regimento Montado, dois trios de motociclistas da Companhia de Raio e o policiamento a pé”, destacou o oficial.
O emprego do efetivo na Operação Verão não deve impactar no policiamento ordinário, uma vez que os policiais atuarão na modalidade extra de Força Tarefa, em que se dispõem-se a atuar de maneira remunerada no período de folga. Dessa forma, o policiamento normal nos bairros e cidades não sofrem alteração ou diminuição do efetivo em razão do reforço.
O incremento das ações também irá contemplar a região do aeroporto de Maceió e a AL-105, rota frequente de ônibus de turismo para as regiões de São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi.
“Com a experiência da Operação Verão nos anos anteriores, observamos que não foram registradas ocorrências envolvendo turistas de cruzeiros, o que é extremamente positivo, e pretendemos repetir o feito. Sabemos da importância do turismo para o Estado, sobretudo para a geração de renda. A Polícia Militar estará presente e acompanhando o movimento para garantir que tenhamos uma alta temporada segura e tranquila para alagoanos e visitantes”, completou o tenente-coronel Hiraque.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
