PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
Ações de patrulhamento e prevenção pretendem garantir maior presença policial em áreas de grande fluxo de pessoas; ações começam nesta quarta (19) e se estendem até o final de fevereiro de 2026
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) inicia nesta quarta-feira (19) a Operação Verão, com ações de reforço do policiamento em Maceió e na Região Metropolitana no período da alta temporada. As atividades se estendem até o final de fevereiro de 2026.
O efetivo de policiais militares será empregado extraordinariamente para o desenvolvimento das atividades de policiamento ostensivo, juntamente ao efetivo ordinário previamente escalado. As equipes serão distribuídas em patrulhas do policiamento a pé, no Centro da cidade, na orla marítima da capital e nos trechos de maior concentração de pessoas em praias e pontos turísticos nos litorais Norte e Sul.
As ações tiveram como ponto de partida a chegada do primeiro navio da temporada de cruzeiros 2025/2026, no Porto de Maceió, na manhã desta quarta. De acordo com o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnes, a chegada do navio Costa Favolosa dá início a um calendário robusto, que espera por inúmeras outras embarcações nos próximos meses, com expectativa de grande movimentação de turistas.
“A Polícia Militar vem se preparando para essa temporada com planejamento e estratégia. Por isso, mapeamos as áreas de maior necessidade para dispor nosso efetivo nesses locais. Além das praias, contemplaremos a região do Centro, além de pontos turísticos, como os artesanatos do bairro do Pontal da Barra, igrejas, museus, bibliotecas e demais locais que geralmente funcionam como destino turístico. Nos pontos previamente definidos, diariamente, serão em torno de dez viaturas, oito conjuntos do Regimento Montado, dois trios de motociclistas da Companhia de Raio e o policiamento a pé”, destacou o oficial.
O emprego do efetivo na Operação Verão não deve impactar no policiamento ordinário, uma vez que os policiais atuarão na modalidade extra de Força Tarefa, em que se dispõem-se a atuar de maneira remunerada no período de folga. Dessa forma, o policiamento normal nos bairros e cidades não sofrem alteração ou diminuição do efetivo em razão do reforço.
O incremento das ações também irá contemplar a região do aeroporto de Maceió e a AL-105, rota frequente de ônibus de turismo para as regiões de São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi.
“Com a experiência da Operação Verão nos anos anteriores, observamos que não foram registradas ocorrências envolvendo turistas de cruzeiros, o que é extremamente positivo, e pretendemos repetir o feito. Sabemos da importância do turismo para o Estado, sobretudo para a geração de renda. A Polícia Militar estará presente e acompanhando o movimento para garantir que tenhamos uma alta temporada segura e tranquila para alagoanos e visitantes”, completou o tenente-coronel Hiraque.
Últimas notícias
[Vídeo] Retorno do Ano Novo provoca congestionamentos nas estradas do litoral norte e sul de Alagoas
Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México
[Vídeo] Dupla em motocicleta rouba moto e celulares em Fernão Velho, em Maceió
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente no município de Arapiraca
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
