Incêndio atinge pavilhão dos países na COP30 na tarde desta quinta-feira (20)
Sala de imprensa foi evacuada, e seguranças chegaram a correr pelo local
Um incêndio atingiu o pavilhão dos países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nesta quinta-feira (20/11). A zona azul foi evacuada, com as equipes de bombeiros e seguranças isolando o ponto inicial das chamas. Segundo a organização, ninguém ficou ferido.
Um participante da COP, Marcelo Rocha, relatou, ao Metrópoles, que estava entre o pavilhão da África e o Climate Live – Entertainment and Culture quando a energia caiu e o fogo começou a subir. Segundo relatos, as pessoas começaram a correr para deixar o local.
Informações preliminares dão conta de que houve um curto-circuito, e o sistema elétrico do local foi desligado.
COP30
A primeira semana da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ocorre em Belém (PA) desde o dia 10 de novembro.
Entre adaptação climática, financiamento, transição justa e o delicado debate sobre combustíveis fósseis, o clima é de cautela.
O Brasil considera a COP30 como “a COP da verdade”, na qual serão discutidos os mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.
Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a “prioridade é a segurança das pessoas” e que o incêndio já foi contido.
O ministro ressaltou que a origem das chamas só poderá ser definida pelos técnicos responsáveis: “Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas”.
A organização da COP30 também informou que o incêndio está controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.”
A Blue Zone é o espaço onde acontecem as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a área só permite acesso a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.
O local fica no parque da cidade. É na Blue Zone que se definem os rumos das políticas climáticas internacionais.
Últimas notícias
JHC ao Governo e Gaspar como vice: vereador da base sugere chapa em postagem
Lula ainda analisa nomes para substituir Gleisi Hoffmann na SRI
Trump diz que guerra no Irã pode acabar em “duas ou três semanas”
Prefeita Ceci garante reajuste de 6% e rateio para profissionais da educação em Atalaia
Elefante-marinho é encontrado morto em Jequiá da Praia; Biota é acionado
Cabo Bebeto vota nulo e critica escolha política para vaga no TCE-AL
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
