Geral

Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas

Rajadas de vento podem chegar a mais de 50 km/h.

Por Valeska Miranda * 20/11/2025 18h06
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Monitoramento das condições climáticas é feito pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais - Foto: Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta à população alagoana afirmando que diversas regiões de Alagoas estão sendo atingidas por rajadas de vento superiores a 50 km/h. O comunicado ressalta que as condições climáticas devem continuar até está sexta-feira (21).

O fenômeno meteorológico tem causado ventos fortes a moderados, principalmente na região do Litoral alagoano que inclui a região Metropolitana de Maceió e do Baixo São Francisco.

A Semarh afirmou que a intensidade dos ventos está ligada diretamente à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, onde favorece a circulação de ventos de Nordeste mais fortes.

Após análise numérica, o órgão enfatizou que algumas rajadas, ao longo do período, podem ultrapassar 50 km/h. A instituição meteorológica alerta ainda para os riscos que podem surgir com o aumento da velocidade do vento, como destelhamentos, queda de galhos, placas e dentre outros objetos que estejam soltos e que possam atingir a rede elétrica e ocasionar a interrupção no fornecimento de energia.

Diante disto, a população deve se manter com a atenção redobrada nas regiões afetadas pelo fenômeno.

A Semarh orienta os moradores a evitarem áreas que possuam árvores de grande porte, além de locais com estruturas metálicas expostas ou mesmo ambientes com objetos que possam ser facilmente arremessados com a força dos ventos.

O órgão deve continuar acompanhando as condições atmosféricas em tempo real e relata que todas as novas as atualizações devem ser divulgadas à população a qualquer momento.

Se houver o agravamento do cenário climático no estado, um Alerta Máximo meteorológico será emitido.

Estagiária sob supervisão*