Rede estadual de Alagoas supera média nacional de participação e consolida mobilização no Enem 2025
Ações de preparação, mobilização contínua e apoio pedagógico garantiram o engajamento dos estudantes em todas as etapas do exame
Os estudantes da rede estadual de Alagoas tiveram uma média de participação acima da nacional nos dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aponta que, no primeiro dia de provas, 81,57% dos inscritos da rede estadual se fizeram presentes, enquanto, no segundo dia, foram 79,77%.
Os percentuais superam novamente a média nacional: segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que coordena o Enem, a presença em todo o país foi de 73% no primeiro dia e de 70% considerando os dois dias de prova, índices semelhantes aos do ano anterior.
Com 95,51% dos estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos, Alagoas alcançou o segundo maior índice do país, reafirmando o trabalho coordenado realizado desde o início do ano. Somando concluintes, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e treineiros, o estado ultrapassou 34 mil inscritos.
Foco no Enem
Esse cenário positivo é resultado de uma política contínua de mobilização. Desde o início do ano letivo, as escolas da rede estadual foram orientadas a construir um plano de ação específico para o Enem, reunindo estratégias de inscrição, preparação e incentivo à participação.
Ao longo de 2025, as unidades desenvolveram aulões, simulados, palestras motivacionais e revisões, fortalecendo o acompanhamento pedagógico e ampliando o engajamento dos estudantes. Para apoiar esse processo, a Seduc distribuiu um kit didático exclusivo do Enem para todos os concluintes do Ensino Médio.
Organizado por área de conhecimento, o material inclui conteúdos direcionados de redação e instrumentos pedagógicos voltados à aplicação de simulados. O Programa Foca o Enem também ampliou o alcance das ações de preparação, com aulões transmitidos pelo YouTube, atividades presenciais nas Gerências Especiais de Educação (Enem) e um acervo permanente de revisões disponíveis online.
“Tivemos um forte engajamento dos estudantes e o comprometimento das equipes pedagógicas das escolas e isso deve refletir em um excelente desempenho dos nossos alunos. Neste último ano, tivemos um aumento de 36% no percentual de aprovados no Enem em nossa rede e estamos otimistas em relação ao Sisu 2026. Lembrando que as notas do Enem também podem ser usadas para o ingresso em faculdades particulares por meio de programas como o Prouni e o FIES”, aposta Danielly Verçosa, gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
