Segurança

Totem de segurança é acionado e garante socorro imediato a criança em Maceió

Botão de emergência da SSP-AL foi acionado na Praça Multieventos e equipes chegaram em poucos minutos ao local

Por 7Segundos, com Assessoria 22/11/2025 09h09
Totem de segurança é acionado e garante socorro imediato a criança em Maceió
Momento em que cidadão aperta botão de emergência do totem da Secretara de Segurança Pública: ação foi fundamental para salvar criança - Foto: Assessoria

Mais uma vez, os totens de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) foram fundamentais para o socorro imediato à população. Na noite de sexta-feira (21), um homem acionou o botão de emergência para solicitar atendimento de urgência a uma criança que sofreu um acidente na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, em Maceió.

O equipamento integra o sistema de monitoramento da SSP-AL e funciona como um canal direto de comunicação entre os cidadãos e as forças de segurança. Além disso, câmeras com tecnologia 360° realizam o monitoramento contínuo da região.

O chamado foi recebido em tempo real pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), que coordenou imediatamente o envio de uma equipe do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

As equipes chegaram rapidamente ao local, prestaram os primeiros atendimentos e realizaram o encaminhamento da criança para uma unidade hospitalar, garantindo uma resposta ágil e segura à vítima.

O episódio mais uma vez mostra a importância dos totens integrados ao sistema de videomonitoramento da SSP-AL, que operam 24 horas por dia e exercem papel fundamental na pronta resposta a situações de emergência em áreas de grande circulação de pessoas.

Onde equipamento pode ser encontrado

Atualmente, 11 totens estão instalados em Alagoas. Em Maceió, além do equipamento localizado na Praça Multieventos, outras unidades estão espalhadas pela cidade: Maceió Shopping (Mangabeiras), Marco dos Corais (Ponta Verde), Viaduto do Jacintinho, Pátio Shopping (Benedito Bentes), Parque Shopping (Cruz das Almas), Calçadão do Centro (em frente ao antigo Produban), Corredor Vera Arruda (Jatiúca) e Feirinha do Tabuleiro (Tabuleiro dos Martins).

No interior do estado, há equipamentos instalados no Centro de Arapiraca e na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.