Vice-prefeito e titular da Seminfra diz que obras em encostas simbolizam proteção de vidas
Vale do Reginaldo tem cinco obras de encostas concluídas e outras quatro em andamento
"Proteção de vidas". Foi desta forma que o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra), Rodrigo Cunha, definiu o trabalho de contenção definitiva de encostas na capital alagoana.
Ao todo, são sete do tipo, quatro somente no Vale do Reginaldo, no Poço, de onde ele falou à imprensa, nesta segunda-feira (24), sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos de gestão do prefeito JHC.A encosta vistoriada pelo titular da Seminfra está com 90% dos serviços concluídos, com a implementação da tecnologia de solo grampeado e drenagem.
"Para se ter ideia da importância disso, nesse longo período, não registramos uma morte sequer por desmoronamento e deslizamento de encosta. Porque a decisão não é remediar, mas prevenir. Aqui, temos uma localidade onde há casas em cima e embaixo ao longo da encosta, e esse trabalho traz segurança e tranquilidade à população. Já investimos mais de R$ 40 milhões somente aqui no Reginaldo, para fazermos o melhor para quem mora em áreas de risco por toda Maceió", declarou Rodrigo Cunha.

Além das obras que estão sendo realizadas no Vale do Reginaldo atualmente, outras estão em andamento na Rua Princesa Diana, no São Jorge; no Mirante São Rafael, no Jacintinho; e no Conjunto João Sampaio (dentro do Parque Municipal), no Petrópolis.
Além disso, foram concluídas, recentemente, as obras de mais uma encosta na Chã de Bebedouro.
Além das obras em curso, o Vale do Reginaldo conta com outros cinco pontos de encostas entregues pela Prefeitura de Maceió, por meio da Seminfra. Foram duas obras de contenção definitiva e três de proteção de encostas.
Solo grampeado
O solo grampeado é uma técnica de reforço que aumenta a resistência e a estabilidade dos terrenos inclinados. Os sistemas de drenagem são complementares e ajudam a remover o excesso de água do solo, garantindo assim, a estabilidade das encostas.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió entregou 38 obras em encostas em diversas comunidades, sendo 25 pontos de proteção de encostas (que consiste na impermeabilização do solo e na aplicação de geocomposto de PVC), e 13 pontos com contenção definitiva.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
