Procon notifica Unimed por descredenciamento de serviços de Obstetrícia e UTI Neonatal
Empresa tem o prazo de 20 dias para apresentar esclarecimentos
O Procon Maceió notificou, nesta terça-feira (25), o plano de saúde Unimed Maceió, após a operadora anunciar o descredenciamento dos serviços de Obstetrícia e UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, previsto para 18 de dezembro de 2025.
Por envolver serviços essenciais à saúde de gestantes e recém-nascidos, o Procon avalia que a medida representa risco de dano coletivo e só poderia ocorrer com substituição equivalente, garantia de continuidade do atendimento e autorização prévia da Agência Nacional de Saúde (ANS), conforme determina a RN nº 585/2023.
A notificação exige que o plano de saúde esclareça a fundamentação legal da exclusão, apresente o pedido de alteração de rede enviado à ANS, informe o número de beneficiários potencialmente afetados e comprove que a mudança não impacta a maioria das internações da região.
A operadora também deve demonstrar que os hospitais de sua rede e eventuais substitutos têm capacidade para absorver a demanda, além de apresentar um plano de contingência e comprovar comunicação individualizada aos usuários sobre seus direitos, incluindo portabilidade sem carência.
“O Procon está atuando para garantir que nenhum consumidor fique desassistido e que a operadora cumpra integralmente suas obrigações legais, especialmente em serviços tão sensíveis quanto obstetrícia e neonatologia”, afirma o coordenador de Fiscalização do Procon Maceió, Matheus Pita.
A Unimed tem 20 dias para responder, sob pena de multa diária de R$5 mil e possibilidade de outras sanções administrativas, civis e criminais em caso de omissão ou descumprimento.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
