Maceió e Porto Calvo recebem o primeiro Festival de Coros Vozes de Alagoas
As apresentações terão acessibilidade como libras e outras e acontecem no dia 29 em Porto Calvo e 30 em Maceió
Com a promessa de encantar gerações, amantes e não amantes de coral, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, acontece em Porto Calvo e Maceió, o primeiro Festival de Coros Vozes de Alagoas. As apresentações irão ocorrer no dia 29 em Porto Calvo no Auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação e no dia 30 em Maceió, na Igreja Nossa Senhora das Graças, Pitanguinha.
O evento é totalmente gratuito, garantindo assim o acesso para todos os públicos, aqueles que já são apreciadores e também para formar novas platéias, levando em consideração a capacidade total de cada local. Para esse projeto serão reunidos 10 coros convidados, sendo divididos cinco para cada cidade, com um repertório que mescla obras universais e composições de autores alagoanos.
Mais do que um espetáculo musical, o festival é uma ação de valorização cultural e memória coletiva. Cada apresentação incluirá pelo menos duas obras de compositores de Alagoas, reforçando o compromisso com a preservação e difusão do repertório local. Essa iniciativa promove o reconhecimento dos talentos do estado e contribui para a formação de novas plateias, fortalecendo a identidade musical alagoana.
O Festival de Coros Vozes de Alagoas também contempla uma etapa educativa e de contrapartida social, com apresentações didáticas em duas escolas públicas, uma em Maceió e outra em Porto Calvo. Voltadas ao público infanto-juvenil, essas atividades buscam aproximar crianças e jovens da linguagem coral, despertando o interesse pela música e pela cultura alagoana desde cedo.
Segundo o maestro Luiz Martins, idealizador e diretor artístico do projeto essa é uma vertente que é pouco difundida para um público maior aqui em Alagoas, “a proposta surgiu da necessidade de dar maior visibilidade aos coros alagoanos, criando um espaço de troca entre grupos de diferentes regiões e democratizando o acesso à música coral de qualidade”, contou o Maestro
Ele ainda conta que, ao realizar o evento em duas cidades de importância histórica e simbólica, o festival também contribui para a descentralização da cultura e o fortalecimento do turismo cultural, permitindo que o interior do estado seja palco de uma programação artística de alto nível.
Totalmente acessível e gratuito, o festival contará com intérpretes de Libras e medidas de inclusão para garantir que todas as pessoas possam vivenciar essa experiência musical.
O Festival de Coros Vozes de Alagoas é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e conta com a operacionalização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Datas e Locais:
29 de novembro de 2025 - 19 horas – Auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação - Porto Calvo
30 de novembro de 2025 - 20 horas – Igreja Nossa Senhora das Graças, Pitanguinha - Maceió
Direção geral e artística: Maestro Luiz Martins
Produção: Lumiar Produções LTDA
Entrada gratuita e acessível ao público
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
