Rio Largo lança Cartão de Saúde da Mulher e reforça cuidado integral com as riolarguenses
A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias da Mulher e da Saúde
A Prefeitura de Rio Largo deu mais um passo importante na promoção da saúde e no cuidado integral com as mulheres. Nesta quarta-feira (26), foi lançado oficialmente o Cartão de Saúde da Mulher, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal da Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMUPcD) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que visa aprimorar o acompanhamento das riolarguenses nos serviços de atenção primária.
O novo cartão funcionará como um registro individualizado de cada paciente, reunindo informações sobre consultas, exames e ações preventivas. O objetivo é garantir mais agilidade, qualidade e continuidade no cuidado com a saúde das mulheres em todas as unidades do município.
De acordo com a secretária da Mulher e Pessoa com Deficiência, Anny Kelly, o cartão simboliza o compromisso da gestão com o bem-estar e a valorização das mulheres. “Em Rio Largo, cuidar das mulheres é o que motiva a nossa gestão todos os dias. O Cartão de Saúde da Mulher representa acolhimento, respeito e responsabilidade com a vida de cada uma. Queremos que todas tenham um acompanhamento mais próximo e humano, garantindo qualidade e dignidade em cada atendimento”, destacou.
O Cartão de Saúde da Mulher já está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Largo e será destinado às mulheres com idade entre 20 e 80 anos. A expectativa é que mais de 30 mil mulheres sejam contempladas pela iniciativa, fortalecendo as ações de prevenção e cuidado contínuo.
O secretário municipal de Saúde, Aroldo Ferro, reforçou a importância da integração entre as pastas e o impacto positivo que o cartão trará para a rede municipal. “Com esse novo instrumento, poderemos acompanhar de forma mais eficiente a saúde das nossas pacientes, organizando o histórico clínico e facilitando o acesso aos serviços. Essa é mais uma demonstração de que a gestão municipal tem trabalhado para construir uma saúde mais próxima, resolutiva e humanizada”, afirmou.
O lançamento aconteceu por meio das redes sociais, após a apresentação e capacitação dos profissionais responsáveis pelos atendimentos em todas as unidades de referência municipais, além do Espaço AMU. Para ter acesso, as mulheres podem solicitar no momento das consultas, com o preenchimento dos dados clínicos pelo profissional, que pode ser médico ou enfermeiro.
Desta forma, as mulheres atendidas pela rede de saúde em Rio Largo terão sempre as informações reunidas e documentadas com acompanhamento de citologia, mamografia, colposcopia, odontologia e outras especialidades e exames.
Veja também
Últimas notícias
Prefeito JHC e vice Rodrigo Cunha inauguram novo Ginásio Tenente Madalena
Estado diz que transferência da Escola Alberto Torres foi imposta por desastre da Braskem
Homem é encontrado morto dentro de cacimba em Limoeiro de Anadia
Nova lei cria Fundo de Inovação em Arapiraca sem definir valores iniciais
Projetos com emendas parlamentares em Alagoas podem ser anulados após alerta da PGE
Trote sobre assalto com reféns mobiliza Polícia Militar na Avenida Moreira e Silva
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
