Biblioteca Pública Graciliano Ramos recebe exposição 'Arte, Vida e Superação'
Mostra do artista e psicólogo Paulo César Souza, que transforma desafios em expressão artística, estará aberta ao público de 1º a 12 de dezembro, em Maceió
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), recebe de 1º a 12 de dezembro a exposição “Arte, Vida e Superação”, do artista Paulo César Souza. A mostra reúne 20 pinturas em tela, 20 esculturas em papel machê e desenhos em grafite, retratando o poder da arte como instrumento de cura, expressão e transformação pessoal.
Paulo César Souza é psicólogo clínico, cadeirante e descobriu seu talento artístico durante um longo período de internação em Brasília, onde passou por diversas cirurgias. Foi nesse momento de recuperação que aprendeu técnicas de papel machê e pintura em tela, que hoje utiliza para transformar suas experiências de vida em arte. Com exposições realizadas na Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Hospital de Apoio de Brasília (HAB), o artista transforma desafios em criatividade, inspirando todos que conhecem seu trabalho.
“Foram cinco anos de internações e cirurgias, um tempo em que a arte surgiu como um refúgio e uma forma de renascer. Hoje, cada escultura e pintura representa um pedaço da minha trajetória e da minha superação”, contou.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a exposição representa um diálogo profundo entre arte e resistência humana.
“Paulo César é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender a dor e se tornar caminho de superação. Abrir as portas da Biblioteca para essa mostra é reafirmar o papel dos nossos equipamentos culturais como espaços de acolhimento, aprendizado e valorização da diversidade humana”, destacou a secretária.
A supervisora da Biblioteca Pública, Mira Dantas, reforçou o compromisso da instituição em promover o acesso à cultura e dar visibilidade a artistas que transformam suas vivências em arte.
“A Biblioteca é um espaço vivo, que acolhe não apenas livros, mas histórias. Receber a exposição de Paulo César é celebrar a força da criatividade e da sensibilidade que brotam mesmo nos momentos mais difíceis”, afirmou.
A exposição “Arte, Vida e Superação” é aberta ao público e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió.
Últimas notícias
Semana Nacional de Educação Financeira mobiliza estudantes da rede municipal em Lagoa da Canoa
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
CCJ retoma debate sobre redução da maioridade penal no Brasil
Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça
Ilumina realiza ação emergencial do Projeto Poste Limpo após incêndio em fiação na Av. Fernandes Lima
Weverton reage a convocação para disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
