Biblioteca Pública Graciliano Ramos recebe exposição 'Arte, Vida e Superação'
Mostra do artista e psicólogo Paulo César Souza, que transforma desafios em expressão artística, estará aberta ao público de 1º a 12 de dezembro, em Maceió
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), recebe de 1º a 12 de dezembro a exposição “Arte, Vida e Superação”, do artista Paulo César Souza. A mostra reúne 20 pinturas em tela, 20 esculturas em papel machê e desenhos em grafite, retratando o poder da arte como instrumento de cura, expressão e transformação pessoal.
Paulo César Souza é psicólogo clínico, cadeirante e descobriu seu talento artístico durante um longo período de internação em Brasília, onde passou por diversas cirurgias. Foi nesse momento de recuperação que aprendeu técnicas de papel machê e pintura em tela, que hoje utiliza para transformar suas experiências de vida em arte. Com exposições realizadas na Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Hospital de Apoio de Brasília (HAB), o artista transforma desafios em criatividade, inspirando todos que conhecem seu trabalho.
“Foram cinco anos de internações e cirurgias, um tempo em que a arte surgiu como um refúgio e uma forma de renascer. Hoje, cada escultura e pintura representa um pedaço da minha trajetória e da minha superação”, contou.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a exposição representa um diálogo profundo entre arte e resistência humana.
“Paulo César é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender a dor e se tornar caminho de superação. Abrir as portas da Biblioteca para essa mostra é reafirmar o papel dos nossos equipamentos culturais como espaços de acolhimento, aprendizado e valorização da diversidade humana”, destacou a secretária.
A supervisora da Biblioteca Pública, Mira Dantas, reforçou o compromisso da instituição em promover o acesso à cultura e dar visibilidade a artistas que transformam suas vivências em arte.
“A Biblioteca é um espaço vivo, que acolhe não apenas livros, mas histórias. Receber a exposição de Paulo César é celebrar a força da criatividade e da sensibilidade que brotam mesmo nos momentos mais difíceis”, afirmou.
A exposição “Arte, Vida e Superação” é aberta ao público e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
