Projeto Poste Limpo retira 8,5 toneladas de cabos inativos no Pontal da Barra
Autarquia de Iluminação executa trabalho que aumenta a segurança para população e visitantes
A Ilumina concluiu, nesta sexta-feira (28), a primeira etapa do Projeto Poste Limpo no Pontal da Barra, em Maceió. A ação percorreu toda a extensão das ruas Alípio Barbosa da Silva e Senador Arnon de Mello, principais vias do bairro e onde se concentram restaurantes e lojas de artesanato tradicionais da região.
Ao todo, foram limpos um trecho de 3,8 km da rede de posteamentos, com a retirada de aproximadamente 8,5 toneladas de cabos e ferragens inativos. O serviço reforça a segurança de moradores, comerciantes e visitantes, reduz riscos de curtos-circuitos e contribui para a melhoria da paisagem urbana em um dos cartões-postais mais importantes da cidade.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, destacou o impacto da ação. “O Pontal da Barra é uma vitrine cultural e turística de Maceió. Com o Poste Limpo, nós devolvemos a essa região mais segurança, organização e qualidade visual. É um trabalho que beneficia quem mora, trabalha e visita o bairro", afirmou.

Projeto Poste Limpo organiza a rede, remove cabos obsoletos e garante mais segurança e qualidade visual para toda a cidade. Foto: Neto Melo/ Ascom Ilumina
A Ilumina Maceió prevê a segunda etapa do projeto no Pontal da Barra. A próxima fase abrangerá todo o bairro, avançando para áreas internas e complementares às vias principais.Paralelamente, a Ilumina segue com frentes de trabalho em grandes corredores urbanos. A partir da próxima segunda-feira (1º), as equipes atuarão nas avenidas Gustavo Paiva, Fernandes Lima, Leste-Oeste e Durval de Góes Monteiro, ampliando a cobertura do projeto e o impacto direto na mobilidade e no comércio de Maceió.Com mais de 100 toneladas de fios inutilizáveis retirados dos postes desde o início das atividades, o projeto Poste Limpo alcançou bairros como o próprio Pontal da Barra na região da orla lagunar, além do Centro, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Antares.

Projeto retirou mais de 8 toneladas somente no Pontal da Barra. Fios são recolhidos para descarte seguro. Foto: Ascom Ilumina
Técnicos da Ilumina e da Associação dos Provedores do Estado de Alagoas (Aspe-AL), entidade parceira na realização e execução do Poste Limpo, realizam a remoção de cabeamentos de telecomunicações inativos dos postes da cidade para torná-la mais segura, organizada e esteticamente agradável.
Os serviços são desenvolvidos por técnicos especialistas para garantir que as redes ativas de internet e telefonia permaneçam funcionando e nenhum estabelecimento, empreendimento, indústria, comércio ou residência seja prejudicado.
Últimas notícias
Fies 2025: Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes
CNU 2025: locais das provas discursivas serão divulgados nesta segunda (1º)
Decreto assinado por Luciano Barbosa amplia proteção social e prioriza população vulnerável
Museu Palácio Floriano Peixoto inaugura exposição “Acordelados”: cerâmica e cultura popular
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão esclarece mitos e verdades sobre o câncer de próstata
Vinte e quatro estudantes da rede estadual são premiados na Olimpíada Alagoana de Matemática
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
