Trânsito

DMTT aborda van superlotada e com tacógrafo vencido, em Maceió

Veículo foi autuado em dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro

Por 7Segundos, com Assessoria 01/12/2025 13h01 - Atualizado em 01/12/2025 13h01
DMTT aborda van superlotada e com tacógrafo vencido, em Maceió
Além da capacidade real do veículo, de 21 pessoas, todas sentadas, foi constatada a presença de mais 14 pessoas no interior do transporte - Foto: Assessoria

Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) abordaram uma Van do transporte intermunicipal na manhã desta segunda-feira (1º), no bairro Prado. O veículo estava com 35 passageiros, 14 acima do permitido para o modelo, e também apresentava irregularidade com o tacógrafo.

A equipe realizava a fiscalização de rotina, quando o veículo foi avistado trafegando pela Avenida Siqueira Campos. Foi feita a consulta da placa, utilizando o sistema do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia(Inmetro), e durante essa averiguação foi constatado que o tacógrafo estava vencido.

A Van foi abordada e nesse momento foi verificado que vários passageiros eram transportados em pé, o que não é permitido. Além da capacidade real do veículo, de 21 pessoas, todas sentadas, foi constatada a presença de mais 14 pessoas no interior do transporte.

O motorista foi orientado a parar o veículo no ponto instalado na Praça da Faculdade, no Prado. No local, foram adotadas medidas como a lavratura das autuações de trânsito referentes aos artigos 230, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), conduzir veículo sem ter sido submetido à inspeção de segurança veicular, quando obrigatória; e 231, inciso VII, dirigir veículo com lotação excedente. Os passageiros excedentes desembarcaram da Van e foi dado o prazo de 10 dias para que o tacógrafo seja devidamente regularizado junto ao Inmetro.