CRO-AL flagra dois laboratórios atuando ilegalmente com próteses dentárias no Benedito Bentes
Profissionais não habilitados atendiam pacientes diretamente
Dois laboratórios de prótese dentária foram flagrados pelo Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) atuando de forma ilegal nesta quarta-feira (10), no bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió.
Durante a fiscalização, foram identificados profissionais inabilitados realizando atendimento direto aos pacientes, tanto na confecção quanto no reparo de próteses – procedimentos que, conforme a Consolidação 063/2005, são de competência exclusiva do cirurgião-dentista.
“É importante reforçar que todos os serviços relacionados à confecção, adaptação, reparo ou implantação de próteses dentárias diretamente no paciente é de competência exclusiva do cirurgião-dentista. Técnicos e auxiliares podem confeccionar, adaptar e reparar próteses, entretanto, não podem fazer isso diretamente no paciente, precisa haver um cirurgião-dentista como intermediário. Pois quando alguém sem qualificação assume essa função, coloca em risco a saúde bucal e geral da população. O CRO-AL permanece vigilante e atuante para coibir essas práticas ilegais e proteger a população”, destacou o coordenador de Fiscalização do CRO-AL, Arthur Wanderley.
Um dos estabelecimentos também funcionava sem responsável técnico, motivo pelo qual teve suas atividades suspensas pelo CRO-AL. As equipes constataram ainda que ambos os locais não possuíam alvará sanitário, representando risco à saúde pública. Diante das irregularidades, será lavrado Boletim de Ocorrência, a Vigilância Sanitária será comunicada e os envolvidos responderão a processo ético no Conselho.
A Autarquia reforça que denúncias de irregularidades no exercício da profissão podem ser feitas por meio do painel de denúncias: https://cro-al.implanta.net.br/ServicosOnline/Publico/Denuncias/. Só este ano, o CRO-AL realizou até agora 5601 fiscalizações, muitas delas provenientes de denúncias da população em geral.
Últimas notícias
Homem invade residência e furta câmera de segurança na Jatiúca
Servidor do Serpro no RJ teria vendido informações de ministros do STF
Escola municipal de Arapiraca presta homenagem a professora falecida
Cerca de 200 policiais serão empregados durante clássico desta quarta-feira (18)
Governo de Alagoas integra missão internacional do presidente Lula na Índia
Armas e drogas são apreendidas durante operações policiais em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
