Obras da Casa do Autista avançam para garantir atendimento gratuito e humanizado em Maceió
Espaço será referência em atendimento terapêutico e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Alagoas
As obras da Casa do Autista de Maceió seguem em ritmo acelerado e se aproximam da conclusão, renovando as expectativas de centenas de famílias que aguardam a abertura do equipamento público, voltado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A unidade, situada no bairro Gruta de Lourdes, ao lado do Hospital da Cidade, o primeiro hospital municipal da história da capital, está sendo construída para oferecer, de forma gratuita, serviços especializados, suporte às famílias e atividades que promovam inclusão, autonomia e desenvolvimento.
A estrutura, que é inédita em Alagoas, contará com salas de terapias, ambientes sensoriais, áreas de convivência e espaços adequados para práticas educativas e de socialização, tudo oferecido pelo SUS, ampliando o acesso a atendimentos multidisciplinares e gratuitos.
“A Casa do Autista nasce com o compromisso de acolher, orientar e acompanhar cada família, respeitando as singularidades de cada criança e fortalecendo a rede de apoio. Famílias de Maceió e de toda a região aguardam por esse espaço, que foi planejado com muito cuidado e responsabilidade. Estamos trabalhando para entregar uma estrutura de qualidade, acolhedora e totalmente adaptada às necessidades das pessoas com TEA”, pontua Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social responsável pela administração da unidade.
O arquiteto Lourival Pessoa, que integra a equipe responsável pelo projeto, ao lado de Alysson Melo, Rodrigo Fernandes e Rogério Félix, explica que a obra está com 95% dos trabalhos concluídos e que cada detalhe foi pensado para garantir acessibilidade e segurança.
“O espaço vai contar com um playground inclusivo, totalmente seguro e pensado para atender crianças com diferentes necessidades sensoriais e motoras. Também teremos a mini cidade ‘Maceiozinha’, um ambiente lúdico criado para trabalhar autonomia, interação social e atividades do dia a dia de forma educativa”, detalha Lourival Pessoa.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
