Obras da Casa do Autista avançam para garantir atendimento gratuito e humanizado em Maceió
Espaço será referência em atendimento terapêutico e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Alagoas
As obras da Casa do Autista de Maceió seguem em ritmo acelerado e se aproximam da conclusão, renovando as expectativas de centenas de famílias que aguardam a abertura do equipamento público, voltado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A unidade, situada no bairro Gruta de Lourdes, ao lado do Hospital da Cidade, o primeiro hospital municipal da história da capital, está sendo construída para oferecer, de forma gratuita, serviços especializados, suporte às famílias e atividades que promovam inclusão, autonomia e desenvolvimento.
A estrutura, que é inédita em Alagoas, contará com salas de terapias, ambientes sensoriais, áreas de convivência e espaços adequados para práticas educativas e de socialização, tudo oferecido pelo SUS, ampliando o acesso a atendimentos multidisciplinares e gratuitos.
“A Casa do Autista nasce com o compromisso de acolher, orientar e acompanhar cada família, respeitando as singularidades de cada criança e fortalecendo a rede de apoio. Famílias de Maceió e de toda a região aguardam por esse espaço, que foi planejado com muito cuidado e responsabilidade. Estamos trabalhando para entregar uma estrutura de qualidade, acolhedora e totalmente adaptada às necessidades das pessoas com TEA”, pontua Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social responsável pela administração da unidade.
O arquiteto Lourival Pessoa, que integra a equipe responsável pelo projeto, ao lado de Alysson Melo, Rodrigo Fernandes e Rogério Félix, explica que a obra está com 95% dos trabalhos concluídos e que cada detalhe foi pensado para garantir acessibilidade e segurança.
“O espaço vai contar com um playground inclusivo, totalmente seguro e pensado para atender crianças com diferentes necessidades sensoriais e motoras. Também teremos a mini cidade ‘Maceiozinha’, um ambiente lúdico criado para trabalhar autonomia, interação social e atividades do dia a dia de forma educativa”, detalha Lourival Pessoa.
Últimas notícias
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Advogada afirma ter recebido informação sobre possível esconderijo de Vitinho e promete acionar a Polícia Federal
Ana Maria assume que tentou 'meter atestado' para não entrevistar Matheus: 'Não me deram'
Davi Brito, campeão do BBB24, curte férias em Alagoas: 'o Caribe brasileiro é aqui'
Motociclista fica ferido após colisão com viatura na região central de Igreja Nova
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
